spot_img
HomeJogosWorld of Final Fantasy: Um jogo de "Pokémons" Diferente

World of Final Fantasy: Um jogo de “Pokémons” Diferente

O que aconteceria se juntarmos as franquias Final Fantasy e Pokemon e adicionarmos o design de Funko Pop? Parece doidera mas isso existe, e é muito divertido, conheça World of Final Fantasy, o jogo de capturar monstrinhos da Square Enix.

 

Pokémon é uma franquia de sucesso que perdura por anos, nos seus vários âmbitos, e o de games é como se tivessem achado uma fórmula mágica para o sucesso. E quando se tem isso, muitos tentam copiar ou se inspirar para pegar uma fatia desse enorme sucesso.

Por incrível que pareça não foi diferente com Square Enix. Apesar de ser uma grande empresa no ramo dos jogos, ela também se sentiu tentada a surfar nesta onda de sucesso. E decidiu criar seu próprio jogo inspirado nos monstrinhos mais famosos do mundo.

Foi então que surgiu World of Final Fantasy, lançado em Outubro de 2016 inicialmente para Playstation 4 e Vita. Posteriormente para demais plataformas, hoje disponível também para Nintendo Switch, Xbox One e PC.

O jogo se passa no mundo de Grymoire e conta a história dos gêmeos Lann e Reynn. Ambos com amnésia são abordados por uma entidade mística, que lhes dá a missão de livrar o mundo das mão de um império maligno que tenta por força dominar o mundo. E assim restabelecer a paz, e para isso irão precisar capturar os maior número de “monstrinhos” possíveis.

Lutando e Empilhando

World of Final Fantasy

A jogabilidade segue o clássico dos Rpgs por turno, o famoso “bate e espera”. Com algumas adições interessantes, a mais notável e inusitada é a mecânica de empilhamento, isso mesmo, você pode literalmente colocar um personagem em cima do outro.

Existem três tamanhos de criaturas: grandes, médias e pequenas, e você só pode empilhar uma menor em cima de uma maior, fazendo assim uma pilha de no máximo três integrantes. Essa mecânica permite que os integrantes da pilha compartilhem seus atributos, magias e habilidades.

Os dois personagens principais também entram nessa mecânica, podendo alterar seus tamanhos entre grande e médio. Vale lembrar que as mesmas regras valem para os inimigos, aumentando o desafio quando isso acontece.

Uma outra mecânica que está diretamente ligada a do empilhamento é a mecânica do equilíbrio. Toda pilha tem um certo nível de estabilidade, e isso varia de acordo com o tipo de cada monstro. Alguns possuem mais equilíbrio outros menos, quanto menor a estabilidade da pilha, maior a chance dela ser desfeita.

E quando isto acontece todos os membros ficam atordoados por um certo período, além de ficarem mais vulneráveis pois param de compartilhar os seus atributos. Existem habilidades que afetam diretamente o equilíbrio do adversário e tornando-os mais fáceis de derrubá-los.

Os Summons

World of Final Fantasy

Os clássicos Summons da franquias Final Fantasy também estão presentes neste jogo. Só que de uma maneira um pouco diferente, existem dois tipos: as invocações de campeões, você invoca um personagem icônico da franquia que desfere um golpe poderoso e vai embora. E as invocações de criaturas, às quais você invoca para lutar ao seu lado no combate.

E claro que existe a mecânica de captura, está é muito semelhante a Pokémon, você precisa enfraquecer o monstro para poder capturá-lo. Mas não apenas isso, na grande maioria das vezes você precisa cumprir uma condição antes de tentar a captura, esta condição pode ser causar um efeito negativo específico, ou até mesmo curar a criatura.

Conheça mais jogos baseados na franquia!

Um Mundo com Toda Magia de Final Fantasy

World of Final Fantasy

Toda ambientação se passa em um mundo chamado Grymoire, este por sua vez faz alusão a diversos outros mundos da franquia Final Fantasy. É como se fosse um multiverso coexistindo em um único lugar.

Durante a jogatina passamos por diversos lugares marcantes. Como o castelo submergível de Fígaro e a escola flutuante de Balamb Garden e diversos outros locais da franquia.

Também encontramos vários personagens dos diversos títulos da série principal, estes heróis ajudam os protagonistas em sua aventura para salvar o mundo. Toda fauna e flora, bem como magias e habilidades levam o jogador a viajar por anos de jogos. Em uma experiência única e agradável, você com toda certeza vai se sentir em um Final Fantasy.

A escolha do design dos personagens foi a Chibi. Um termo utilizado para quando criamos uma versão pequena e fofinha de um personagem com a cabeça geralmente maior que o corpo. Então 95% dos monstros e personagens estão nessa versão fofinha.

Muitas pessoas não gostam deste estilo artístico pois acham que isso infantiliza muito a obra. Mas eu particularmente gostei e achei que casou bem com a proposta do jogo, além de achar divertido ver personagens durões como Cloud, Squall e Lightning em versões reduzidas e fofinhas.

As cutscenes são belíssimas e muito bem animadas, parecem um anime e fizeram desejar que existisse realmente uma série animada do jogo.

World of Final Fantasy

Um Ótimo Final Fantasy, e um bom “Poke Clone”

A história parece meio genérica e enrolada de início, e com um desenrolar lento a trama vai se arrastando sem muitas reviravoltas. Até chegar perto do desfecho que na minha opinião é onde ela brilha, com uma reviravolta surpreendente e satisfatória

A historia é bem focada no mundo e em seus protagonistas, deixando em segundo plano os outros personagens já conhecidos de outros jogos da série. O que é muito bom pois não fica uma repetição maçante para quem já  jogou os outros jogos, e também não deixa perdido quem nunca jogou a franquia.

A caçada pelas criaturinhas cumpre seu papel, ela é bem diversificada, contando com os principais monstros de toda a franquia. Com um sistema de evolução por nível, cada criatura tem um quadro de habilidades que lhes concede novas habilidades e melhorias de atributos.

Alguns podendo até evoluir em outras criaturas maiores e mais fortes. A única coisa que na minha opinião deixou a desejar nesse aspecto, foi que independente do nível que você capture o monstro e vai sempre vir para você no level 1.

Isso pode acabar tornando um pouco desagradável, pois com o avançar da história você não poderá usar um novo monstrinho. A não ser que você pare para grindar até evoluí-lo a um nível aceitável. E a cada nova criatura adquirida o processo fica cada vez mais entediante.

Para minimizar um pouco isso você pode carregar um certo número de criaturas com você além do grupo principal. Eles ganham um pouco de experiência mesmo não participando do combate.

Conclusão

Por fim World of Final Fantasy é um bom jogo. Ainda mais para fãs da franquia, pode lhe render muitas horas de diversão e outras boas horas com o conteúdo pós game.

Principalmente se você tiver a expansão Máxima, que adiciona ainda mais conteúdo ao jogo. Infelizmente o jogo não tem tradução para nossa língua.

O que pode comprometer o entendimento da história para quem não se dá bem com inglês, mas ainda assim é uma boa indicação de jogo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Leia também

- Publicidade -spot_img