RPG do SNES - Veja os 5 melhores jogos!

Qual o seu jogo de RPG do SNES favorito? Esse é meu gênero favorito e para responder essa pergunta, vou levar em conta minha experiência pessoal

Conheci ainda na infância, sem saber a nomenclatura. Na época o sistema de progressão desse estilo de jogo me encantou. Era diferente de tudo que já tinha jogado, já que seu personagem evoluía, ficava mais forte, aprendia novas habilidades e magias. Afinal, os inimigos tinham resistências e fraquezas, era necessário estratégia e não somente pular em suas cabeças.

RPG do SNES - O que era mais legal nos jogos?

A trama era o ponto chave para ligar todos estes elementos. Mas na época que dos jogos de RPG no SNES, eu não entendia inglês, portanto a história ficava mais difícil de compreender. Então eu usava da imaginação para interpretar o que estava acontecendo no jogo.

Muitos amigos achavam entediante este tipo de jogo, hoje eu entendo o porquê. É necessário a imersão, onde você entra no mundo de fantasia e se aventura na pele do herói para salvar o mundo da destruição. Além disso, o jogador precisa entender a proposta do gênero, caso contrário não irá gostar da experiência.

Os cinco melhores jogos de RPG do SNES são:

  • Chrono Trigger;
  • Final Fantasy VI;
  • Breath of Fire 2;
  • Super Mario RPG;
  • Secret of Mana;

Jogar RPG no SNES era um desafio

Naquela época era muito difícil ter acesso aos jogos. Tínhamos que recorrer às saudosas locadoras, e como esse estilo de jogo não era popular, era difícil encontrá-los na minha cidade. Então a aventura começava antes mesmo de jogar, indo de locadora em locadora procurando um título novo. E quando isso acontecia era uma alegria inexplicável.

Mas se você pensa que parava por aí, está enganado. A aventura na vida real continuava. Isso porque este tipo de jogo geralmente é longo e demorado. Dificilmente eu conseguia zerar em uma única locação. Eu só podia alugar jogos nos finais de semana, tinha que esperar a semana inteira e torcer para que o meu progresso ainda estivesse intacto. Afinal, todos saves eram guardados nas fitas e não nos consoles.

Direto da minha infância, vou listar aqui os cinco melhores jogos de RPG de SNES:

Chrono Trigger

Chrono Trigger - rpg snes

Este jogo dispensa apresentações, reconhecido por muitos como o melhor RPG de todos tempos. Chrono Trigger é um game de 26 anos atrás. Mas como pode um jogo tão antigo ser reconhecido até hoje? A resposta é simples, tudo nele é primoroso. 

A começar pela equipe de criação. A Square (produtora do jogo) conseguiu reunir os maiores nomes da indústria dos videogames da época, os melhores em suas áreas. Então, o resultado foi o magnífico jogo de Super Nintendo que encantou e ainda encanta muita gente.

Foi uma experiência incrível. Acima de tudo, o gameplay tinha um diferencial que ainda não tinha experimentado, a trilha sonora e atmosfera do jogo consegue te levar para dentro da história. Foi a primeira vez que joguei um RPG que a viagem no tempo fosse o tema principal e fosse tão bem trabalhada. 

Enfim este jogo me rendeu muitas horas de diversão e desafios, principalmente pela barreira do idioma. É um excelente jogo, por isso recomendo a todos que ainda não o conhecem. E com certeza merece um lugar de destaque em qualquer rank de RPG. 

Final Fantasy VI (III)

Final Fantasy III

Meu xodó da franquia! Conheci como Final Fantasy III e anos mais tarde descobri que na verdade era o sexto título da saga. Porém, como os três primeiros títulos não saíram no ocidente, a Nintendo americana resolveu resetar a contagem da franquia, por isso este é o terceiro título lançado para Super Nintendo. 

O jogo se ambienta em uma era onde a magia foi extinta e por isso a tecnologia se desenvolveu. O Império com suas grandes máquinas de batalha busca um meio de reviver a magia que um dia habitou este lugar. E ao mesmo tempo expandir seu domínio em busca da conquista global.

Este é o Final Fantasy com o maior número de personagens jogáveis, e todos são bem trabalhados e desenvolvidos ao longo da história. Também conta com um dos mais icônicos e cruel vilão de todos os tempos.

Não tenho dúvidas que este game foi um dos responsáveis por eu me apaixonar por este gênero e pela franquia. Afial, Final Fantasy VI é uma obra prima do início ao fim. Tenho ótimas lembranças, é o meu favorito.

Breath of Fire 2

Breath of Fire - rpg snes

Quando penso em Capcom a primeira coisa que vem à cabeça é Street Fighter, um dos mais famosos jogos de luta de todos os tempos. Mas nem só desse jogo ela vive. Na verdade ela é responsável por várias franquias maravilhosas no mundo dos games. 

Lá em 1993 ela decidiu se aventurar no mundo dos RPGS. Nascia então, o primeiro título da franquia Breath of Fire Justo o que eu não tive acesso quando criança, e acabei conhecendo a franquia pelo segundo jogo.

Breath of Fire 2 é uma mistura de tudo que já tinha jogado, com algumas particularidades que me conquistaram. Como, por exemplo, o protagonista da história é descendente de uma antiga tribo de dragões. O que lhe concede o poder de se transformar em um durante o combate.

Era realmente incrível, nunca tinha visto nada igual. Assim, com o poder de shamans, os outros personagens do grupo também conseguem se transformar em outras formas e ficar mais fortes.

Foi através de Breath of Fire 2 que me apaixonei pela franquia, e continuei acompanhando-a até a empresa abandoná-la no limbo. É uma pena a Capcom ter abandonado franquias como esta, seria fantástico ver um novo jogo com os visuais de hoje.

Super Mário RPG

Super Mario RPG

O encanador mais famoso do mundo ganhou seu primeiro jogo de RPG no SNES. No ano de 1996 em parceria com a Square, lançava Super Mario RPG: Legend of Seven Stars.

Foi com ele que eu descobri que este gênero de jogo se chamava RPG. Até então eu já jogava outros títulos, mas não sabia como chamá-los. Não era um jogo de fases, não era um jogo de luta, não conseguia explicar para alguém quando me perguntavam como era o estilo do jogo.

Acho que muita gente também jogou sem saber do que se tratava, já que com o sucesso de Super Mario World, o jogo vendia sozinho simplesmente por ser um jogo do Mario.

Ele segue o padrão Nintendo, jogo com história simples, divertida e bem contada. Toda essência  da franquia foi capturada e transportada para dentro do jogo. Mas adaptadas para um RPG de turnos.

Diferente de outros jogos do mesmo gênero, em Mario RPG você tinha que apertar os botões em determinado tempo durante o combate para se defender. Isso era necessário também para atacar com mais força, ou causar efeitos extras durante as magias.

É um título que sempre recomendava para quem não conhecia RPGs e gostaria de começar a jogar. E com certeza ainda recomendo, na minha opinião ele envelheceu muito bem.

Secret of Mana

Secret of mana - rpg snes

Mais um título da Square, que por sinal dominou essa lista. Talvez por eu morar em cidade pequena, esses jogos mais populares eram os únicos do gênero que chegavam nas locadoras. Mas não há como negar que a parceria da empresa com a Nintendo renderam ótimos frutos.

Um deles é Secret of Mana, é o segundo jogo da série Mana e o primeiro para o console. Contudo, diferente dos outros RPGs da lista, este é mais voltado para ação, não existem combates aleatórios. Os inimigos ficam visíveis pelo mapa e você decide se quer enfrentá-los ou não. 

Apesar de existir uma mecânica de turnos enrustida no combate. Você pode se mover, atacar e usar magias livremente. Era um dos poucos jogos do gênero que permitia jogar com um amigo, bastava ter o segundo controle.

Recentemente pude jogar o remake e reviver essa nostalgia. E o jogo está igualzinho como eu lembrava, claro com a diferença dos gráficos atualizados. Então Secret of Mana é uma ótima escolha pra quem prefere uma pitada de ação a mais.

Alguns deles é possível encontrar da Steam. Gostou? Conheça mais jogos do Super Nintendo aqui!

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross