GDQ Speedruns: Maratona de Jogos Beneficente

Começou ontem, dia 04 de julho de 2021 o maior evento de Speedruns do mundo. A Games Done Quick, é um evento que reúne jogadores de todo mundo para correr os seus jogos favoritos em prol de uma nobre causa.

O evento vai até o próximo domingo dia 11, e é transmitido 24 horas pela Twitch. Com uma retransmissão oficial e com comentários em português pela Speedruns Brasil.

O Evento

A Games Done Quick, ou GDQ, é uma maratona de speedruns semestral, que reúne jogadores de todo o mundo. O evento tem duração de uma semana ininterrupta, ou seja, durante essa semana sempre que você entrar lá vai ver alguém jogando um jogo diferente.

O principal intuito do evento é angariar fundos para uma instituição de caridade. Por isso os espectadores podem fazer doações para incentivar os jogadores a cumprir metas dentro do jogo, tornando-os por vezes mais difíceis.

Todos que doam concorrem a brindes sorteados pelo evento. Esta edição doará todo valor arrecado para os Médicos sem Fronteira. A arrecadação costuma passar da marca de 1 milhão de dólares. Até agora o evento arrecadou mais de 100 mil dólares.

Normalmente o evento é realizado em um espaço físico onde todos os jogadores se reunem. Mas devido a pandemia da Covid-19 todo evento está sendo realizado de forma online.

Speedrun

Talvez você não saiba o que este termo quer dizer, mas basicamente speedrun é finalizar um jogo no menor tempo possível. Ou seja, o jogador irá utilizar de todas as artimanhas possíveis para finalizar o jogo no menor tempo possível.

Para executar uma speedrun com perfeição, ou perto disso, o jogador precisa estudar e decorar cada pedacinho do jogo. Por isso ele joga diversas vezes o mesmo jogo até conseguir executar movimentos que podemos ver nas speedruns.

Assim como nos esportes tradicionais, existem diversas categorias de speedrun. A Any% por exemplo, é a categoria que o jogador não se preocupa com nada, ele quer apenas terminar o jogo o mais rápido possível. Já a categoria 100% é o contrário, nela o jogador tem que fazer tudo e coletar tudo que está disponível no jogo antes de finalizar.

Além destas duas existem diversas outras, e ainda existem jogos com categorias próprias, algumas um tanto bizarras, como zerar um jogo do Mario sem pular, por exemplo.

Assista o evento

Se você nunca assistiu uma speedrun antes, assista! Assisti-los jogar rápido é insano. Olhando parece ser muito fácil, e você se pergunta, como esse jogo da minha infância era tão fácil? Mas se você tentar reproduzir vai ver o quão difícil é o que eles fazem, algumas técnicas chegam beirar a execução de uma máquina.

Em muitos jogos ele aproveitam os erros de programação para pular as fases, atravessar paredes ou até mesmo pular o jogo todo e ir direto para o final.

Por ser um evento nível mundial, nós também conseguimos contribuir. Mas devido a legislações e problemas com a alfândega brasileira, os brindes não podem ser enviados para o Brasil. No mais aproveite para conhecer e se divertir.

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross