E aí Mina-san tudo bem com vocês? Hoje vamos falar de um anime muito interessante. ReLife. Gosto muito desse anime, sempre que posso revejo. Ele me faz refletir bastante sobre minha vida e meus objetivos. Então vamos filosofar juntos??
Índice do artigo
Nome: ReLife Temporada(s) / Episódios: 1ª Temp. 13 ep. Lançamento: 2016 Estúdio: TMS Entertainment Gênero: Seinen - Drama - Ficção Científica - Escolar - Slice of Life - Romance
ReLIFe é um Web-Mangá escrito pela mangaká Yayoiso. Lançado totalmente na web desde Outubro de 2013. Originando 13 episódios de anime. Em seguida, já em Julho de 2016, o anime foi ao ar com transmissão semanal.
Ano passado lançaram um filme live action. Confesso ter pré-conceito com live action, gomen gomen... Prometo trabalhar mais nisso. Encontrei o material legendado somente por meio alternativos, ou seja, fansubs. É possível assistir no Youtube também, a qualidade não é aquilo tudo mas tá lá.
O mangá não foi lançado no Brasil, podendo ser apreciado somente por meios alternativos. Já o anime conseguimos assistir oficialmente pela Crunchyroll. Infelizmente ele não foi dublado em português/Brasil, mas pode ser assistido dublado em inglês ou russo.
Kaizaki Arata é um adulto de 27 anos, com fobia social. Logo após passar uma situação traumática em seu primeiro emprego, Arata passa a viver de bicos e isolado do mundo. Frustrado por não alcançar seus sonhos, aos poucos sua vida vai ficando cada vez mais obscura.
De tempos em tempos, Arata sai para beber com seus antigos colegas de faculdade. Nesses encontros, ele finge ser um trabalhador normal, bem como seus colegas são. No caminho de volta pra casa Arata conhece um rapaz chamado Yoake Ryou.
Ryou se apresenta como funcionário do instituto ReLIFE. E oferece a Arata a oportunidade de participar de um experimento que, com toda a certeza, mudará a sua vida para sempre.
Ao ingerir um comprimido (momento Matrix), sua aparência rejuvenesceria em 10 anos, mas ele continuaria com seus 27 anos de vida. Com a aparência mais jovem ele teria que passar um ano inteiro com os alunos do 3º ano do ensino médio.
Em primeiro lugar Arata deve passar nas provas e conviver com seus colegas de classe. Ao finalizar o ano com suas metas cumpridas, ele seria indicado para trabalhar em uma boa empresa. Todas as despesas dele, no ano do experimento seriam custeadas pelo ReLIFE. Mas tinha algumas regras:
1º Se alguém descobrir sobre o experimento, as memórias da cobaia serão apagadas, então consequentemente não conseguirá a indicação para a vaga de emprego.
2º No final do experimento todas as pessoas que se relacionarem com a cobaia terão suas memórias apagadas, afinal o Kaizaki de 17 anos não deveria existir mais.
Em primeiro lugar, e importante entender que a história se trata de segundas chances. NÃO é o lance de viagem no tempo!!!
Todo planejamento para sua vida foi por água a baixo. 27 anos, sem emprego, sem família, nenhum sonho alcançado. Não só cicatrizes de frustrações mas muitos arrependimentos que ocorreram pela sua caminhada.
De repente alguém lhe oferece a oportunidade: Rejuvenescer 10 anos! Mas é necessário refazer o 3º ano do ensino médio. Logo após esse ano você terá a oportunidade de ser reinserido na sociedade com um bom emprego. Para isto basta tomar um comprimido. O que você faria?
Arata torna-se uma ótima cobaia para ser observada. Preparem os lencinhos!! Temos poucos momentos dramáticos, mas são bem reflexivos e tocantes.
Ryou classifica Arata como um Neet, e reforça que ele precisa aproveitar ao máximo sua ReLIFE, somente assim, sua vida mudará para melhor e poderá conviver melhor com as pessoas em seu dia a dia.
As cobaias não passam pelo projeto sozinhas. Ryou faz parte da equipe de suporte. Em outras palavras, para acompanhar o progresso de Arata de perto, Ryou torna-se um colega de classe da cobaia.
No começo Arata pensa em levar esse ano nas coxas, somente seguir o fluxo. O objetivo dele é conseguir um emprego. Nesse momento, percebemos como ser adulto nos estraga. Arata focou no objetivo e imaginou, vou ficar no meu canto que vai dar tudo certo. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Na primeira aula de Educação Física, é hilária. Por mais que ele tenha rejuvenecido em 10 anos na sua aparência, seu organismo já é de um adulto sedentário de 27 anos. Lembrem-se a primeira coisa que fazemos quando começamos a viver a vida a adulta é negligenciar nossa saúde.
Mesmo tentando ficar de boa ele não consegue. Arata é uma boa pessoa. Ele não consegue observar um problema e ficar sem fazer nada. Eventualmente ele cria conexões importantes com seus colegas e interagindo com eles para ajudá-los em seus dilemas.
Durante o experimento, o suporte pode dar pistas para a cobaia, mas as decisões devem ser tomadas pela cobaia. Caso contrário o experimento não teria validade.
O material original é um Web-Mangá, ele é todo desenhado e colorido no computador. Isso facilitou e muito, para os responsáveis pelo design do anime, pois ficou idêntico com as cores e os traços do original.
Só para registrar, li o material original. Foi minha primeira vez lendo esse formato, e viciei. A impressão que tive era de estar vendo o anime. Inclusive, reforço que vale muito a pena ler o mangá, visto que o anime tem poucos episódios, e não tem final.
Sobre a animação, não vou mentir! É ruim. Os personagens principais movimentam-se o necessário para ser considerado um movimento. Talvez, por não ser um anime de ação, a animação foi bem negligenciada. Portanto devem ter pensado: "O que importa são os diálogos, vamos deixar tudo parado para gastar o mínimo possível com a animação."
Mas o que eles pecam na animação eles recuperaram na trilha sonora. As canções são bem gostosas. Os produtores tiveram uma baita sacada. O protagonista ganhou uma segunda chance na vida, mesmo assim ele relembra muito de tudo com nostalgia. E para reforçar esse sentimento no público, os encerramentos são todos diferentes.
Cada encerramento tem um compilado de imagens próprio e uma música antiga de sucesso. Como resultado assisti todos os encerramentos, só pra ver se conhecia a música. E sim conhecia a maioria. O que me deixou um pouco preocupada...
Com 13 episódios o anime ficou muito acelerado, se comparado ao mangá. A torcida para uma segunda temporada é grande mas as notícias são de mais 04 OVAS para final de março deste ano.. Será? Será?
ReLife tem um lugar especial no meu coração. Com toda a certeza, vou lembrar dele por muito tempo. Eu adoraria ter uma experiência dessa, sério ia curtir muito.
Gosto muito quando os animes tratam de assuntos atemporais, depressão, isolamento, bullyng, suicídio...
Esses problemas envolvem nossa sociedade a muitos anos. Não sendo tratados de forma adequada. Infelizmente o ser humano não simpatiza com os problemas do próximo. A princípio costuma-se "tapar o sol com a peneira" e ir "levando com a barriga".
Abordar esses temas tem muita relevância. Vejo como uma porta para um pedido de socorro. Principalmente no Brasil, onde os problemas psicológicos são tratados como falta de "trabalho/atividade", e somente depois de muito sofrimento dá-se atenção para um tratamento adequado.
Olha, eu tomava fácil esse comprimido ein.. Esse anime me ensinou muitas coisas. As reflexões que surgem ao longo da trama, são de extrema relevância uma vez que a pessoa conviva em sociedade.
E claro, quem não possui um ou dois arrependimentos na vida? É muito difícil aprender a conviver com a culpa dos nossos erros. Contudo, para seguir a vida com a consciência tranquila requer muita força de vontade. E é nessas horas que as pessoas precisam ser solidárias e estender a mão.
É isso ai mina-san!! Como seria o ReLIFE perfeito de vocês? E se você ainda não tem idade pra se sentir nostálgico como eu, veja/leia ReLIFE e aproveite os dias preciosos que vocês tem pela frente. Tenham certeza de viver sem arrependimentos! Ja nee!!!