Rei do Crime Marvel - Habilidades, poderes e história

Rei do Crime na Marvel é sinônimo de encrenca das brabas. Por isso, o próprio Clint Barton, disse: envolveu o "Cara Grande", a coisa fica complicada, até mesmo para os super-heróis.

Ele está no centro de grandes sagas nos quadrinhos e já apareceu em muitos desenhos e filmes, enfrentando heróis, anti-heróis e vilões. Assim, ele faz tudo par manter seu domínio sobre o submundo de Nova York, seu nome Rei do Crime não é por acaso. No crime é ele quem manda e obedece quem tem juízo.

Preparamos então um verdadeiro dossiê sobre o Rei do Crime na Marvel, com sua história, poderes, habilidades e futuro na tela no UCM. Preparado para conhecer a fundo o personagem?

Qual é a história do Rei do Crime na Marvel?

Hora de mergulhar na história do Rei do Crime e entender como ele se formou, além de entender um pouco de como ele se tornou um dos vilões mais temidos da Marvel.

Origens do Rei do Crime nos quadrinhos da Marvel

Rei do Crime Marvel
Capa de uma edição da Marvel que conta as origens do Rei do Crime.

Fisk, quando criança, estava longe de ser o chefão do crime de Nova York. Tímido e impopular na escola, sofria um bullyng persistente e impiedoso de outros alunos. Além disso, não participava das brincadeiras e esportes da sua idade. No entanto, observando os outros ele acabou desenvolvendo uma habilidade de descobrir a fraqueza dos outros e usá-las ao seu favor. Nem é preciso dizer o quanto isso foi importante para o seu sucesso no mundo do crime.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é rei-do-crime-infancia.jpg
Um quieto e tímido Wilson Fisk observa as crianças brincando.

Conforme ia crescendo, Fisk percebeu que ter força física era fundamental para sobreviver no submundo e conquistar respeito. Por isso ele treinou o máximo para desenvolver sua força, ficando obcecado por sumô e ciências políticas. Com fome de poder e conhecimento, ele realizava pequenos furtos em lojas e bibliotecas.

Com 12 anos ele matou a primeira pessoa e a medida que desenvolvia suas habilidades, se recusava a se tornar capanga de criminosos locais. Então ele reuniu sua própria gangue de adolescentes para começar a agir e ter seus sucessos criminosos. Eles então começaram a chamar ele de "Rei do Crime", quando ele tinha apenas 15 anos.

Aos poucos ele começou a estruturar sua rede do crime. Com muitos negócios de faixada, doava grandes somas de dinheiro para a caridade e se mantinha o mais distante possível das suas operações ilegais. Como resultado, ele construiu uma reputação impecável, que impedia a polícia e a imprensa de chegar em qualquer de suas ações criminosas.

Rivais do Rei do Crime na Marvel

Rei do Crime Marvel
Rei do Crime enfrenta Silvermane.

Claro que é impossível liderar o mundo do crime sem fazer inimigos na jornada. Por isso, o primeiro grande adversário de Wilson Fisk foi o primeiro "Rei do Crime", Silvio Manfredi, também conhecido como Silvermane. Após Manfredi ser preso por sonegar impostos, Fisk se aproveita e conquista boa parte do poder e território do seu desafeto.

Alguns repórteres corajosos, como Ben Urich, do Clarim Diário, tentaram trazer as provas dos crimes de Fisk para a luz. Contudo, a executora do Rei do Crime na época, Elektra Natchios (Ela mesmo queridinha do Demolidor), intimou ele a parar de bisbilhotar, mas ele recusou. Por fim ela deu uma grande surra nele, empalou ele deixou ele agonizando para morrer.

Embates com o Homem-Aranha

Fisk enfrentou diversas vezes o Homem-Aranha.

Como chefe das maracutaias de Nova York, o Rei do Crime sempre cruza o caminho do Homem-Aranha. Para parar o Amigão da Vizinhança e evitar que ele estrague seus planos, Fisk conta a ajuda de Justin Hammer, fornecedor de tecnologia para o submundo, Elektro que chega a ajudar o vilão a capturar o Homem-Aranha.

Por fim, ninguém sabia quem era o Peter Parker. Então o Rei do Crime acaba focando as atenções em quem ajudou o teioso a descobrir seu escritório. Um ex-aliado Frederick Foswell, acaba sendo descoberto em seu plano para derrubar o chefão. Enquanto Fisk matava Foswell, Peter consegue roubar as imagens das câmeras de vigilância e escapar com provas para incriminá-lo. Com as provas na mão da imprensa, Fisk acaba fugindo para o Brasil.

Apesar de sofrer de vez em quando com o Homem-Aranha, o grande rival do Rei do Crime é Matt Murdock, o Demolidor. Murdock combate o Rei do Crime implacavelmente tanto nas ruas quanto nos tribunais. Portanto, o herói não mede esforços para derrubar o gângster máximo de Nova York não importa tamanho do perigo. Mas não para por aí, já que o ódio de Fisk pelo Demolidor é colossal e dura décadas com muitas histórias incríveis nos quadrinhos e telas.

Relações pessoais do Rei do Crime

Wilson (Vincent D'Onofrio) e Vanessa Fisk(Ayelet Zurer) no seriado do Demolidor, na Netflix.

O Rei do Crime, como você deve imaginar, não se relaciona com as pessoas sem interesse. Então é natural que sequer tenha amigos. Ele seleciona muito bem quais pessoas e tarefas valem seu tempo. Possui grande número de subordinados e não confia em ninguém.

No entanto, existe uma pessoa que ele realmente se importa, sabe se lá a razão. Mesmo que tenha todo egoísmo do planeta em cada centímetro do seu ser a ponto de forçar uma cidade inteira a obedecer sua vontade a todo momento, ele se apaixonou uma vez.

Vanessa, uma mulher amnésica (Parece que ele realmente pode confiar em alguém) rouba o coração do chefão. Ela também se apaixona por ele e acabam se casando, tendo até mesmo um filho junto, Richard. No entanto, mais tarde, como é de se esperar em todo lado negro da força, o filho se rebela contra o pai e acaba se tornando um adversário formidável conhecido como o Rosa.

A pedra no sapato do Rei do Crime

Wilson Fisk e seu arqui-inimigo, o Demolidor.

Wilson Fisk vive atormentado pelas atividades noturnas do Demolidor, que vive se intrometendo nos seus planos. Assim, os dois vivem um relacionamento de gato e rato o tempo inteiro. Durante uma guerra de gangues em 1972 o embate dos dois foi lendário. O Rei do Crime vive obcecado em eliminar o super-herói desde então.

Certo momento, o Rei do Crime até descobriu quem era o Demolidor, quando Karen Page, viciada em heroína, entregou Matt por uma injeção. Em seguida, ele começou a arruinar a vida do herói, congelando suas contas bancárias, executando seu apartamento e acusando o advogado de perjúrio.

Não satisfeito, Fisk ainda espancou Matt quase até a morte, mas isso criou uma sede de vingança muito grande no herói. Após o Rei do Crime tornar pública a identidade do Demolidor, Matt se uniu ao Capitão América e conseguiram expor a verdadeira face de Wilson Fisk como comandante do crime de Nova York. Isso levou o Rei do Crime à prisão.

Aliados improváveis

O Rei do Crime se aliou temporariamente ao Demolidor contra a gangue dos tentáculos. Créditos: Caio Cacau

Pode parecer mentira, mas o Rei do Crime já se uniu ao Demolidor para eliminar a gangue ninja milenar conhecida como O Tentáculo. Fisk tentou enganar Matt no último minuto, mas levou a pior quando o Demolidor convenceu os ninjas a se virarem contra ele mesmo.

Sim, ele se aliava aos mocinhos quando tinha algo a ganhar com isso. Por exemplo, após ser enganado pelo Caveira Vermelha, Fisk se uniu à Shield e ao Capitão América para se vingar da Hydra. Porem, mais tarde, durante a Guerra Civil, ele quis dar a Tony Stark o paradeiro do Capitão América, se voltando contra seu antigo aliado.

Nos últimos anos, Fisk confiou mais em sua astúcia do que aparelhos sofisticados para manter Nova York controlada. Mas ele acabou mais tarde confiando em um inumano chamado Janus Jardeesh que era membro de baixo escalão de sua gangue. Isso não aconteceu pela empatia de Fisk, mas sim porque Jardeesh neutralizava os poderes de Ulysses, um Inumano que poderia prever o futuro e era usado para prender as pessoas antes delas cometerem crimes. Com resultado, o Rei do Crime manteve suas operações sem ser descoberto.

Prefeito de Nova York

Eleições em Nova York onde Fisk venceu como prefeito.

Em histórias recentes nos quadrinhos, Fisk foi eleito prefeito de Nova York. Então seu partido ofereceu o cargo de vice-prefeito para Matt Murdock, gerando um impasse. Matt aceitou o cargo para poder ficar mais perto de Fisk e ter a chance de desmascará-lo. Mas o Rei do Crime foi esperto e proibiu a ação de vigilantes na cidade, lançando ainda um mandato de prisão contra o Demolidor.

Quais são os poderes e habilidades do Rei do Crime?

Wilson Fisk pode não ter superpoderes como a maioria de seus inimigos, mas ele é único na combinação de suas habilidades refinadas por anos no crime. Ele é capaz de fazer coisas inacreditáveis para um humano comum.

Saiba mais sobre seus poderes a habilidades abaixo:

Ápice da força humana

Sim o cara já saiu no tapa com o Capitão América meu povo!

A maior parte do volume de Fisk é na verdade puro músculo. Seu enorme tamanho é comparável ao de um lutador de sumô, mas quase não tem gorduras no corpo. Por isso ele é capaz de realizar coisas impossíveis para humanos comuns como: arrancar pedaços do corpo de suas vítimas sem muito esforço, esmagar ossos e crânios, jogar pessoas longe distâncias com precisão; levar a baixo paredes de concreto maciço ou mesmo aço grosso com as pulsos e até destruir equipamentos sofisticados com relativa facilidade.

Grande habilidade em combate corpo a corpo

Não se engane com o tamanho, o cara é ágil pra caramba!

Wilson Fisk tem uma habilidade lendária em vários tipos de combate corpo a corpo. Possui alto grau de conhecimento em artes marciais incluindo luta sumô, judô, e hapkidô. Por isso, ele é confiante para enfrentar super-heróis como o Homem-Aranha, sem medo de ser seriamente ferido ou morto. Seu golpe especial é chamado de Abraço do Urso, onde esmaga sua vítima.

Resistência incomum

Rei do Crime Marvel
O cara não morre de jeito nenhum #$ralho!

Fisk é capaz de ser atropelado por um carro, entrar em combate com super-heróis e receber flechas e tiros à queima roupa. Não são poucas as surras que ele toma nessa vida de crime. Mas ele sempre dá um jeito de reunir forças e possui capacidade de sobrevivência inacreditável já que seus músculos costumam amortecer o impacto.

Força de vontade inabalável

Lembra desse cara chato? Ele tentou controlar Wilson Fisk uma vez nos quadrinhos e simplesmente não conseguiu.

Fisk possui uma grande força de vontade. Ele foi capaz de resistir aos ataques psíquicos do Homem-Púrpura, o Killgrave, conhecido de todos por aparecer na primeira tempoada de Jéssica Jones.

Inteligência e grande capacidade manipuladora

Wilson Fisk é manipulador e estrategista nato.

Aqui temos o grande ponto forte de Wilson Fisk: sua mente. Ele é genial como estrategista e consegue liderar e manter sob controle bandidos perigosos e lunáticos, como: Arranjador, Grande Turk, Blackie Gaxton e o Blinker, além de funcionários do governo, cientistas e assassinos perigosos. Mesmo vilões poderosos como o Duende Macabro, Homem-Areia, Mary Tyfoid e o Mysterio. Seu talento para manipular enganou agências especiais inteiras como o NYPD, o FBI e a SHIELD.

Equipamentos e itens especiais

Além de sua força descomunal e habilidades, ele carrega com ele diversos itens perigosos.

Como se já não bastasse todas suas habilidades ele ainda carrega alguns itens e itens perigosos com ele. Fisk carrega uma bengala de dispara um laser mortal, uma gravata de diamantes que pode soltar gás do sono. Além disso, ele pode ter à disposição um arsenal tecnológico avançado, como uma máquina de sugar energia vital ou fazer lavagem cerebral.

No entanto, ele prefere atuar no modo mafioso clássico, usando suas habilidades e intelecto para perseguir seus objetivos, recorrendo ao seu arsenal apneas como último recurso.

Qual é o futuro do Rei do Crime na Marvel?

Rei do Crime Marvel
Pode esperar que tem mais do "Big Guy" nas séries futuras do Disney Plus

Bom, apesar da curta aparição na série do Gavião Arqueiro, é bem pouco provável que sua atuação se limite a isso, pelo peso e importância que esse vilão tem. Veja abaixo alguns possíveis destinos e séries que ele pode dar as caras na Marvel:

Segunda temporada de Gavião Arqueiro

Ainda é cedo para dizer, mas algumas pistas dão conta que podemos sim ter uma nova temporada do arqueiro. O último episódio foi anunciado como "final de temporada" nas propagandas e não episódio final. Como a série se concentra mais no combate ao crime e espionagem, é bem possível que o Rei do Crime com seu ego enorme não deixe as coisas como ficaram no episódio final.

[Spoiler] O Rei do Crime morreu no final de Gavião Arqueiro?

Além de ficarmos espantados com a resistência e força do personagem. Recebemos com espanto a cena onde Eco aponta a arma para a cabeça do criminoso e dispara. Tudo dá e entender que ela matou ele. Mas se for baseado nos quadrinhos, ele fica gravemente ferido mas sobrevive. Veja abaixo:

Essa cena foi recriada em Gavião Arqueiro. Nos quadrinhos quem conta para Eco que Fisk matou o pai dela foi o Demolidor.
Fisk fica gravemente ferido, mas faz um transplante de olhos e volta à ativa em pouco tempo. Então resta saber o que será feito na tela da Marvel.

Série da Eco

Wilson Fisk ainda dará as caras na série da Echo.

A Marvel confirmou que em breve teremos uma série da Echo, vulgo Maya Lopez. Quem conhece a história da personagem nos quadrinhos sabe que ela possui grande ligação com o Rei do Crime. Então é bem provável que o personagem apareça na produção.

Saiba tudo sobre a Echo, personagem que ganhará um seriado em breve

[Spoiler] Série do Demolidor

Em breve veremos essa dupla novamente!

A Marvel já confirmou também que uma série do Demolidor está em produção. Kevin Feige disse até que o ator Charlie Cox seria o interprete novamente do personagem. Há rumores inclusive que a série vai ser uma continuação direta da Netflix.

Portanto é impossível conceber uma história do homem sem medo, sem a presença de seu maior inimigo Wilson Fisk. Com certeza teremos mais embates entre os dois a caminho durante muita temporadas.

Com informações do sites: Marvel e Marvel Fandom

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross