Ponyo é um desenho japonês incrível criado pelo diretor Hayao Miyazaki. Depois de fazer sucesso no Japão, ele então ganhou o mundo, sendo inclusive indicado como melhor filme no Festival de Veneza. Foi Inspirado no conto da Pequena Sereia e na lenda Japonesa Urashima Taro. Para quem gosta de Totoro, Ponyo também vai ocupar um lugarzinho especial no coração.
Um cientista chamado Fujimoto teve uma filha com a Deusa do Mar, a Gran Mamare, seu nome era Brunhilde. Brunhilde era uma peixinho dourado com grande curiosidade pela superfície. Um dia ela conseguiu sair escondida de seu pai super protetor, para explorar a superfície, mas acabou ficando presa no lixo que os humanos descartam no mar. Um garotinho chamado Sousuke a encontra e a salva.
Sousuke acaba cortando seu dedo e Brunhilde lambe sua ferida a curando instantaneamente. O garoto fica tão feliz que decide dar a ela o nome de Ponyo e conta para sua mãe Lisa que Ponyo sabe fazer mágica. Lisa como sempre atarefada coloca os dois no carro e partem em direção ao trabalho dela e a escola de Sousuke. O pai de Sousuke trabalha em alto mar, por isso está sempre ausente.
Lisa trabalha em um lar de idosos chamado Girassol. Enquanto ela trabalha Sousuke vai pra escola que fica ao lado do lar dos idosos. Já na escola, Sousuke decide esconder Ponyo nos arbustos, mas suas colegas a encontram, o que gera uma confusão. Sousuke sai correndo com Ponyo dali e promete protegê-la para sempre. Ponyo se apaixona por Sousuke e começa a falar com ele. Nesse momento o cientista Fujimoto toma Ponyo de Sousuke, que fica inconsolável.
Por ter bebido o sangue de Sousuke, Ponyo começa a ter características humanas, o que deixa seu pai furioso. Com magia ele tenta conter a transformação dela, mas quando ele baixa a guarda, com ajuda de suas irmãs ela consegue fugir novamente. Mas desta vez seus poderes estão descontrolados, de forma tão intensa que pode acarretar no fim da humanidade. Agora a Gran Mamare aparece e juntamente com Lisa guiam Ponyo e Sousuke para evitarem o fim do mundo. Será que o amor de duas crianças vai desbravar o caminho para salvação da humanidade?
Ponyo foi o primeiro anime que assisti com minha filhota, ela tinha uns dois anos e hoje com quatro ela ainda vê pelo menos uma vez por mês. Enfim, é uma animação muito bonita, com os traços bem simples e cativantes. A história é muito linda.
Elementos da Pequena Sereia podem ser percebidos no filme, já que Ponyo é uma princesa, ruiva, que ama a superfície, sendo muito curiosa e determinada. Essa é uma referência bem clara. Já Sousuke é um amor, super compreensivo com os pais e bastante inteligente e corajoso.
A mãe de Sousuka, Lisa se desdobra para ser mãe e pai, visto que o pai passa mais dias em alto mar do que em casa. Ela se frustra com isso, mas por Sousuke, ela sempre da a volta por cima. Mas com o trabalho no asilo ela não tem tempo para ficar "deprê".
A mãe da Ponyo só é a Deusa do Mar. Além de ser linda também é muito poderosa. Com grande sabedoria ela consegue fazer com que o pai de Ponyo reflita sobre a felicidade de sua filha.
A animação aborda um pouco sobre o impacto dos maus cuidados que a humanidade tem com a natureza. Fujimoto, o cientista, até comenta que um dia o mar vai tomar a terra para que tudo volte a ser limpo. Então somos levados a refletir. (Medoo T_T)
Esse filme mesmo tendo algumas mensagens importantes para nós adultos, ele é voltado para o publico infantil, sendo uma ótima pedida para filhos pequenos, porque ele tem uma linguagem simples. Inclusive, foi o primeiro filme sem música que minha filha viu inteiro. Sei como a música é importante (Lerigooooo). Até hoje ela prefere filmes musicais, mas Ponyo, mesmo não tendo nenhuma música, ela assiste do inicio ao fim bem quietinha.
Tem na Netflix. É um bom filme pra você curtir com seu pequeno, ou pra ver sozinho mesmo. 😉
Veja seguir o trailer de Ponyo: