E aeeeee Mina-san!! Como forma de apoio a campanha Setembro amarelo vamos estar falando de um anime que a aborda o tema da campanha que é o suicídio: Orange. É um anime bem melancólico que fala como o sentimento de culpa pode consumir nossas vidas.
Ele também estava na minha lista só tive que adiantá-lo um pouco. A campanha expõe dados preocupantes, fiquei imaginando quão triste deve ser a vida de uma pessoa pra ela ter a coragem de acabar com a própria vida.
E o Brasil é o 8º país que se tem mais casos registrados, são cerca de 12mil por ano. É uma triste realidade que precisa ter mais atenção. Se você quer entender mais sobre a questão, ou saber como ajudar entra no site da campanha tem muitas coisas interessantes que pode ser úteis para ajudar alguém próximo a você.
Índice do artigo
Nome: Orange Temporada(s) / Episódios: 1ª Temp. 13 ep. Lançamento: 2016 Estúdio: TMS Entertainment / Telecom Animation Film Gênero: Seinen - Drama - Ficção Científica - Escolar - Slice of Life - Romance
O anime possui 13 episódios, ele é baseado no mangá de mesmo nome escrito e ilustrado pela mangaká Ichigo Takano. Publicado inicialmente em 2012 pela revista Bessatu Margaret da Shueisha. Mas em 2013 a autora passou a publicar os capítulos do mangá na revista Monthly Action da editora Futabasha.
No Brasil o mangá foi publicado pela editora JBC. O anime foi ao ar em dezembro de 2015. Em seguida foi lançado um filme live action e a pouco tempo a autora lançou alguns capítulos extras para a história tivesse um final mais satisfatório. O que rendeu mais um filme só que desta vez animado.
É primavera, Naho está com 16 anos. Pela primeira vez na vida ela se atrasa para ir para a escola. Na saída de casa ela percebe uma carta endereçada para ela e o remetente é ela mesma de 10 anos no futuro.
Ao chegar na sala de aula ela começa a ler a carta, e o início dela se referia justamente aquele dia. contando desde o atraso até a apresentação de um novo aluno que sentaria ao seu lado e seria muito importante para ela. Neste momento o novo aluno chamado Naruse Kakeru entra. Na carta dizia para Naho não convidar o Kakeru para sair aquele dia.
Suwa convida Kakero, Naho e os demais amigos para almoçarem juntos e mostrarem a cidade para ele. Tentou recusar mas após insistência de todos acabou aceitando o convite.
Então Suwa se apresentou de forma apropriada e seus 04 amigos: Suwa Hiroto, Takamiya Naho, Chino Takako, Hagita Saku e Murasaka Azusa. Era uma turma muito simpática e divertida, passaram o dia rindo. Naho se perguntava porque não podia tê-lo convidado.
Logo depois Kareru faltou por 2 semanas. Ele voltou no dia do festival de esporte. Na carta havia algumas observações sobre alguns arrependimentos e a culpa que a Naho do futuro carregava.
Os acontecimentos estavam batendo com a carta e Naho decide fazer o que a Naho do futuro pedia. E valeu a pena. No final do dia, ela mancava por causa dos pés machucados, Kakeru foi ao seu encontro para lhe ajudar, e nesse dia ela se apaixonou por ele.
Ao chegar em casa ela correu para ler a carta, e lá dizia: "Nesse momento daqui 10 anos o Kakeru não está aqui. Cuide do que é importante pra você. Aproveite todo o tempo ao lado do Kakeru."
Mina-sannn Ç_Ç eu amo esse anime. Eu comecei a ver ele, porque estava na livraria e achei a capa do mangá muito linda.. sério. Em fim, cheguei em casa fiquei com aquilo na cabeça e vi que era um anime bem visto e tal. Mas não li a sinopse, geralmente me irrito com elas, e comecei a ver o anime e em 02 dias já havia visto todos os episódios e enlouqueci meu esposo até ele comprar os mangás pra mim.
Depois de ter visto o anime fui ler o que as pessoas estavam falando dele, tem muita gente que não gosta. Eu fiquei realmente tocada pela trama. Constantemente me colocava no lugar dos personagens e e ficava emocionada com os acontecimentos.
Como falei no inicio esse anime aborda o tema do suicídio. E de como o sentimento de culpa/arrependimento que as pessoas carregam, pode influenciar o resto da vida das pessoas.
Mina-san daqui pra frente vai ter spoiler, se você não gosta de saber dos acontecimentos, vai lá, veja o anime e volta aqui para falar comigo, pra dizer se concorda ou não.
Sempre que uma obra conta com viagem no tempo eu fico com pé atrás. Enfim esse recurso é ótimo para concertar furos no roteiro. Mas em Orange as novas ações não alteram o futuro. Então podemos dizer que a história foi construída para o telespectador sofrer junto com os personagens.
A animação não é top. É bem mediana, temos muitas cenas estáticas. Mas a fotografia do anime é muito bonita, as paisagens arrancam suspiros.
O design dos personagens é bem bonito. Mas é caprichado só os 6 amigos e as vezes seus familiares, os figurantes são em sua grande maioria bem zuados.
A trilha sonora embala a melancolia da trama. São músicas bonitas que nos emocionam bastante.
Após o falecimento de sua mãe, o sentimento de culpa consumia o coração do Kakeru constantemente. A dor do personagem era tamanha que muitas vezes ele divagava de que seria melhor se ele não vivesse.
Da mesma forma as versões futuras dos 05 amigos, também são consumidos pela culpa de no passado não ter prestado mais atenção na dor de Kakeru. Por incrível que pareça eu já passei dos 30, e entendo como é ter arrependimentos, principalmente das coisas que não fizemos.
Depois que as decisões são tomadas e executadas, não é possível voltar a trás, a única opção que temos é seguir em frente e aprender a conviver. No anime retrata muito isso, ainda mais que após tomar as decisões não existe segunda chance.
Uma coisa que me irritou profundamente é a Naho, a guria recebe uma carta do futuro, que mais parecia um livro. Ela confirma que não é pegadinha, que as coisas realmente acontecem e o que ela faz? Não lê a carta!
Ela lê por dia, por exemplo hoje é dia 21 vou ler o que acontece no dia 21, gente por favor, é uma carta do futuro leia tudo de uma vez e se prepare. E claro ela aguenta tudo sozinha ela não conta pra ninguém. Se não é o Deus Grego do Suwa (meu personagem favorito 4ever) chegar nela pra ajudar acho que até ela ia começar a ter surtos.
Veja bem, você recebe uma carta do futuro que diz que a pessoa que você gosta talvez se mate o que você faz? Acredito que uma pessoa normal pediria ajuda para um adulto. Mas como ao anime precisa ter a trama, a Naho tenta de várias formas mostrar pro Kakeru que se ele seguir vivendo coisas boas podem acontecer pra ele! Não só ela mas todos a volta dele passam a ter esse sentimento de querer ajudar de alguma forma.
E o que é o Suwa? Olha ele é uma pessoa maravilhosa, quero muito ter um amigo assim. Ele literalmente abriu mão da própria felicidade pela felicidade dos amigos. Ele ama a Naho, no futuro ele casa com ela e tem um filho. Mas a versão dele do futuro não se sente completo, pois ele se culpa pelo que aconteceu com o Kakeru.
Afinal ele havia percebido que os sentimentos da Naho e do Kakero eram os mesmos, ele sente que devia ter apoiado mais os dois. E na sinceridade dele ele consegue passar esses sentimentos para a versão dele do passado, que vai se posicionar de uma forma sublime.
Sério ele com certeza não existe no nosso mundo, acho que ninguém faria o que ele fez. Porém ele é positivo o suficiente pra pensar que é melhor se apaixonar por outra pessoa do que pensar que um amigo morreu por falta de apoio.
Falando dessa forma até eu penso assim, mas a Naho mesmo fala no anime, é fácil alguém do futuro falar o que você precisava ter feito, mas no presente, no momento dos acontecimentos é bem difícil tomar algumas decisões.
E o Kakeuru, coitado, só sofreu esse menino. Menino bonito, gentil bem querido. Mas teve um infância triste devido ao divórcio dos pais, sofria buling na antiga escola, a mãe tinha transtornos psicológicos o que a levou ao suicídio. E como se tudo isso não bastasse ele sentia culpa por tudo que aconteceu.
Toda vez que ele tentava superar ir pra frente, a culpa vinha e lhe tomava o sentimento de felicidade. Nossa como isso é profundo, e triste, é óbvio que se uma pessoa dessa não tem amigos pra ajudar vai dar problema.
Os outros personagens tem sua importância, mas os 03 são os principais. Os 06 amigos juntos fazem toda a diferença.
Eu ainda não vi o live action nem o novo filme que saiu com o final do anime. Vou ver logo logo, ainda esse mês pra aproveitar embalo, nem o volume 06 do mangá eu comprei ainda, mas já estou enlouquecendo o Renato de novo.
Eu recomendo o anime e o mangá. Gosto quando trazem um pouco da realidade pras tramas, nem tudo é amor e magia. E como cada personagem contribui para que haja um final feliz ou não é tocante.
Vale a pena ver e aprender, o mundo não gira somente ao nosso favor, quando estiver com seus amigos lembre-se de ouvi-los também e ter certeza de responde-los apropriadamente, as vezes a conversa de vocês pode ser a última.
Vamos tentar viver sem arrependimentos mina-san e se der alguma coisa errada no meio do caminho, lembresse que "Se você viver mais um dia, talvez algo verdadeiramente bom aconteça!" (Naruse Kakeru) Ja nee!!
Mais animes de reflexão aqui!