Morbius é o novo filme da Marvel e Sony que está às portas. Assim, o anti-herói que vive no caminho do Homem-Aranha e do Blade, vai ganhar um filme sombrio. Então chegou o momento de conhecer os poderes de Morbius da Marvel, elenco, história e data de lançamento do longa.
Morbius costuma ser vilão nos quadrinhos da Marvel, mas às vezes pode acabar ajudando os heróis em alguns momentos. Além disso, muitos que estão cansados do tom alegre e cheio de piadas dos filmes de heróis, poderá curtir muito esse filme.
Vamos então saber mais sobre esse vampiro com personalidade complexa da Marvel?
Índice do artigo
Morbius iniciou sua história nos quadrinhos da Marvel em 1971 nos quadrinhos do Homem-Aranha. Era pra ser o Drácula, mas Stan Lee quis criar algo mais original, que acabou se tornando Morbius.
Michael Morbius nasceu com uma doença rara no sangue. Por isso, cresceu afastado do mundo real, pois sua mãe mantinha ele internado a maioria do tempo, preocupada com sua segurança. Assim, ele possuía apenas um amigo, Emil Nikos. Ambos dedicam suas carreiras universitárias à medicina para encontra uma cura para Michael.
Com o passar dos anos, Michael e seu amigo Emil, chegam a uma pesquisa promissora com morcegos vampiros. Apesar de bem-sucedida e ganhadora de um Prêmio Nobel, a pesquisa ainda precisava de mais dados para produzir a cura. Então em um esforço para se curar de sua condição que piorava cada vez mais, Michael se submete a um experimento intenso com morcegos vampiros e eletrochoques.
O experimento resultou em algo confuso, mas as alterações químicas transformaram Michael em uma espécie de vampiro. Mais tarde vamos conhecer mais sobre seus poderes e fraquezas. Mas como era de se esperar após esse evento, ele acabou tendo uma fome insaciável de sangue, necessários para ficar vivo e manter seu poderes.
Morbius foi apresentado na revista The Amazing Spider-Man# 101, como um vilão do Homem-Aranha. Ele tinha acabado de ganhar seus poderes e estava morto de sede. Como resultado, matou todas as pessoas de um navio que ia da Grécia para os Estados Unidos, incluindo seu único amigo Emil.
Por fim, cheio de culpa e com medo de matar também sua noiva Martine, Morbius se joga na água para se afastar dela. Sua noiva então encontra o estrago que ele fez no navio, junto com suas cartas de arrependimento e leva para Reed Richards, do Quarteto Fantástico. Por fim, Depois de nadar muito, Morbius chega na costa se instala em uma casa que pertencia ao Dr. Curt Connors, também conhecido como Lagarto.
Morbius acaba encontrando na casa, o Homem-Aranha. Aliás, foi um tremendo acaso, já que o herói estava ali usando o laboratório de Connors para tentar se livrar de quatro braços adicionais que ele havia adquirido. Sem querer, Peter Parker acorda Morbius e os dois começam a lutar.
No entanto, durante o combate o Dr. Connors se envolve e se transforma no Lagarto. Contudo, o vampiro acaba mordendo o reptiliano, que espantosamente volta um pouco ao normal. O soro de Morbius tinha algumas propriedades curativas curiosas. Ele então foge ainda confuso.
Peter e o Lagarto se unem para encontrar Morbius, prende-lo e também extrair seus sangue, para curar o aracnídeo, assim como tinha curado Curt. Eles conseguem encontrar o vampiro e extrair um pouco de sangue, mas ele escapa. Então, com um soro feito a partir do sangue capturado se cura dos seis braços, voltando ao normal. Já Morbius escapa.
Frequentemente Morbius entra no caminho do Homem-Aranha desde então. Ele acredita que a cura para sua doença está no sangue de Peter Parker. Mas em raras oportunidades os dois até lutam juntos, na saga Carnificina Total, por exemplo.
Como era de se esperar Blade em algum momento cruzaria o caminho de Morbius. A primeira vez foi quando o caçador de vampiros foi atrás do Drácula. Além disso, em Morbius que acaba dando o poder a Blade de anda de dia, após mordê-lo.
Os dois vivem em pé-de-guerra, mas fazem parte dos Filhos da Meia Noite. Esse grupo de anti-heróis com moral duvidosa são reunidos pelo Dr. Estranho para combater ameaças demoníacas. Entre os inimigos combatidos pelo grupo estão: Lilith, Bloodthirst, os Lilin, Switchblade e o Mefisto.
Tenha em mente que Morbius sempre está trocando de lado. Então é um personagem imprevisível. Já salvou pessoas, mas matou pessoas inocentes também, principalmente quando sua sede de sangue sai do controle.
Ficou curado alguns anos após ser atingido por um raio misterioso. Então nesse período ele colaborou como cientista com os Vingadores da Costa Leste e a Mulher-Aranha.
Ele já esteve ao lado e também contra vários personagens conhecidos, como o Quarteto Fantástico, Motoqueiro- Fantasma, Doutor-Estranho e uma versão frankenstein do Justiceiro. Além disso, ele nutre uma relação de amor e ódio contra o Lobisomen e o Blade. Por fim, chegou até mesmo a se unir com a SHIELD para prender Blade.
Com seus poderes, no começo Morbius costumava dar bastante trabalho para os seus oponentes, seja eles quem forem, desde seres demoníacos ao Homem-Aranha.
Os poderes do Morbius da Marvel são:
Pseudo-Vampirismo, força sobre-humana, velocidade aumentada, vigor absurdo, agilidade aumentada, reflexos intensos, sentidos aguçados, fator de cura, presas e garras potentes, levitação, hipnose e controle, criar vampiros, imunidade à fraquezas dos vampiros normais, imortalidade, grande habilidade em combate e inteligência sobre-humana, mudança de forma e absorção de poderes.
Como já foi falado, Morbius é não é um vampiro de verdade. Por isso, ele possui diversas habilidades de vampiros clássicos, mas não suas fraquezas, já que ele não é afetado pela luz do sol, prata e símbolos sagrados. Isso dá a ele uma larga vantagem.
Dependendo de quem Morbius suga o sangue, ele pode acabar absorvendo alguns poderes e habilidades do oponente de forma temporária.
Morbius possui uma força incrível. Mas isso depende da quantidade e qualidade do sangue que ele absorveu. Assim, estando no máximo da sua força, ele pode levantar o equivalente a 680 kg. Inclusive consegue rasgar algumas teias do Homem-Aranha com facilidade.
O vampiro consegue se mover com rapidez e velocidades muito além dos limites do melhor atleta.
Os músculos de Morbius produzem menos toxinas de fadiga, então ele pode usar sua capacidade física máxima durante várias horas, sem ficar cansado. Por isso, ele também se recupera muito mais rápido de intensas batalhas.
Morbius consegue coordenar seu corpo, com equilíbrio e agilidade em um nível muito além dos limites físicos naturais do ser humano.
Por causa da sua agilidade e força aprimorados, ele consegue ter reflexos intensos para responder a qualquer ameaça.
A visão e olfato dele são estão entre os melhores do universo Marvel. Ele consegue detectar objetos a quilômetros. Além disso, mesmo em escuridão total e à distância, sua visão é nítida, graças à habilidade de reconhecer o espectro infravermelho. Por fim, seu olfato permite rastrear cheiro de sangue a grandes distâncias.
Como todo vampiro, Morbius consegue se curar bem rápido de lesões como tiros, cortes e até mesmo queimaduras graves. No entanto, seus poderes de cura não são suficientes para que que ele recupere membros e órgãos inteiros.
Suas garras são afiadas e mortais, podendo rasgar carne e ossos com tranquilidade. Além disso, como todo vampiro, ele também possui caninos grandes e pontiagudos. Podem ser usados tanto como armas de combate quanto para sugar o sangue de suas vítimas.
Concentrando sua mente, Morbius pode levitar pelo ar em distâncias pequenas. Apesar de útil, essa habilidade é limitada, já que ele pode planar até somente cerca de 50 km por hora.
Depois de absorver propriedades dos demônios Lilin ao sugá-los, Morbius consegue hipnotizar e assim controlar totalmente quem olha diretamente em seus olhos por um tempo. Esse controle é proporcional à força mental do dominado. Por fim, ele também é capaz de resistir a ataques psíquicos com essa habilidade.
Depois que recebe o sangue de Lilith, ele consegue controlar a forma do seu corpo como se fosse líquido. Por isso ele pode escapar de prisões, entrar por baixo de portas e escapar de golpes. Que belo upgrade, não é?
Como o vampiro tradicional, Morbius também pode transformar a vítima, drenando todo seu sangue. Ele então passa a controlar mentalmente os vampiros que cria. Seus vampiros também possuem força sobre-humana, mas seus fatores de cura são limitados.
Como já comentado, por não ser um vampiro tradicional, Morbius não tem as vulnerabilidades clássicas deles. Por isso, ícones religiosos como crucifixos, luz solar objetos de prata e estacas no coração não provocam nele fraquezas ou danos adicionais.
Como todo bom vampiro, Morbius não envelhece. Além disso, ele não morre, pois ganhou a imortalidade ao receber uma infusão do sangue de Lilith.
Sua agilidade, forças e reflexos tornaram ele um adversário duro para heróis treinados e muito mais habilidosos. Só ver que seus principais algozes, Blade e Homem-Aranha são altamente treinados e mesmo assim o combate costuma ser duro.
Como já falado, muito antes de virar um vampiro, Morbius já tinha uma capacidade intelectual gigantesca como cientista. No entanto, após sua transformação seu intelecto foi aprimorado apesar do frequente descontrole vindos de sua sede por sangue. Assim, é comum ele trabalhar para resolver problemas científicos nos quadrinhos em parceria com diversos personagens.
Apesar de muitos poderes, Morbius possui três fraquezas no geral. São elas:
Morbius, apesar de ser um personagem da Marvel, tem os direitos cinematográficos pertencentes à Sony. A princípio o filme vai fazer parte de um universo estendido da empresa, porém dentro do UCM, inclusive Kevin Feige já manifestou que gostaria de um crossover com Blade.
O abutre de Michael Keaton, já apareceu no trailer e o Venom é frequentemente citado. Então estariam eles também no UCM? Portanto, são perguntas que o filme precisa responder.
O elenco do filme do Morbius contará com alguns rostos conhecidos do público, já que a Sony não economizou nesse investimento. Além disso, muitos deles até já fizeram participações na DC e não são novatos no mundo das adaptações dos quadrinhos.
![]() | Michael Morbius - Jared Leto Cientista e portador de uma condição rara de doença no sangue. Suas tentativas de cura o transformam em uma espécie de vampiro, com poderes sobre-humanos. |
![]() | Adria Arjona - Martine Bancroft Noiva de Morbius |
![]() | Agente Alberto Rodriguez - Al Madrigal Fará parte da força tarefa para prender Morbius. |
![]() | Simon Stroud - Tyrese Gibson Agente do FBI que está caçando Morbius. Gibson tem contrato para mais três filmes com a Sony, então sua participação ainda vai longe. |
![]() | Matt Smith - Loxias Crown Amigo de Morbius, ele sofre da mesma doença. Caso seja próximo aos quadrinhos, o personagem será um vilão importante no filme. |
![]() | Jared Harris - Mentor de Morbius. Esse é um personagem que vai ajudar Morbius em suas escolhas. O dilema de ser herói ou vilão vai ser bem presente no filme, assim como nos quadrinhos. |
![]() | Abutre - Michael Keaton O fará uma participação no filme. Talvez em algo relacionado à estadia de Morbius na prisão. |
![]() | Venom - Tom Hardy (Rumor) Com diversas referências no trailer sobre o Venom, é de esperar que o personagem faça uma visita ao filme. |
![]() | J. K. Simmons - J. Jonah Jameson O infame jornalista vai atacar mais uma vez. Ainda não tem como saber qual versão será mostrada no filme. |
Morbius teve seu trailer mais recente divulgado em novembro de 2021. Veja o vídeo abaixo!
“Um dos personagens mais atraentes e conflituosos da Marvel chega à tela grande, com o vencedor do Oscar Jared Leto se transformando no enigmático anti-herói Michael Morbius. Perigosamente doente com uma rara desordem sanguínea e determinado a salvar outros de sofrer o mesmo destino que ele, dr. Morbius tenta uma jogada desesperada. O que a princípio parecia um sucesso radical logo se revela como algo potencialmente pior que a própria doença.”
Algumas curiosidades da produção do filme do Morbius:
Morbius tem estreia marcada para 1 de Abril de 2022 no Brasil.