Kotaro vai Morar Sozinho da Netflix

E aí Minna-san tudo bem com vocês? Domingo fim de tarde, chovendo, família inteira em casa, o que você faz? Oras, convida todos para assistirem o novo anime da Netflix, Kotaro vai morar sozinho. E o que acontece? Todo mundo fica aos prantos.

Um anime que nos pegou de surpresa, com uma animação simples e uma história triste e ao mesmo tempo motivadora, Kotaro arrebatou nossos corações. 

Trailer oficial.

Ficha Técnica

Nome: Kotaro vai Morar Sozinho / Kotaro wa Hitori Gurashi
Temporadas/Episódios: 1ª Temp. 10 ep.
Lançamento: 2022
Estúdio: Liden Films 
Gênero: Seinen - Slice of Life - Drama - Comédia

Kotaro vai Morar Sozinho é um anime baseado no mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado pelo Mangaká Mami Tsumura. O anime é licenciado pela Netflix e produzido pelo Estúdio Liden Film.

A primeira temporada estreou em Março de 2022 na plataforma, com disponibilidade de áudio original e dublado em PT-Brasil. Com seus 10 episódios repletos de emoção, Kotaro vai Morar Sozinho já está arrebatando os corações de muitos fãs.

Sinopse

Kotaro Sato é um garotinho de apenas 4 anos, que por motivos misteriosos vai morar sozinho e por conta própria. O garoto passa a residir em um pequeno edifício onde seus vizinhos também moram sozinhos.

Para causar boa impressão em seus vizinhos, Kotaro vai de porta em porta com um pacote de lenços como presente. Com suas palavras corteses o garoto causa um grande impacto aos vizinhos adultos. Principalmente em seu vizinho de porta Shin Karino, um jovem mangaká sem nenhuma obra serializada.

Além de ficar curioso sobre o menino, Karino fica preocupado em ter uma criança de apenas 4 anos fazendo tudo sozinha. Por isso ele inventa algumas desculpas para pelo menos acompanhar Kotaro em suas saídas.

Vamos acompanhar o dia-a-dia de Kotaro e a interação com seus vizinhos nem um pouco convencionais.

O pequeno Kotaro Sato (Texto com Spoilers)

Kotaro Sato é uma criança de 4 anos que vive por conta própria. O garoto usa um linguajar formal e é sempre muito educado com todos. Executa muito bem os afazeres domésticos, melhor até que muitos adultos. Kotaro prioriza não ser um incômodo para ninguém, o que deixa vizinhos bem preocupados, afinal ele é uma criança que não deveria se preocupar com esse tipo de coisa.

Não sabemos ao certo os motivos dos pais do pequeno Kotaro não estarem com ele. Aos poucos descobrimos que sua mãe já faleceu, e que o menino não sabe sobre isso. E que seu pai foi afastado judicialmente dele, e que o menino tem medo do pai, mas também sente muita falta dele.

Kotaro passou por muitos maus momentos, e se sente culpado por tudo que aconteceu. Ele acredita que por ser fraco não é capaz de morar com seu pai, por isso ele precisa ficar forte para estar ao lado de quem ele ama. 

Kotaro assistindo o último episódio de Tono-sama seu anime favorito.

Semanalmente uma advogada visita o Kotaro e lhe leva dinheiro para passar a semana. Esse dinheiro provém do seguro de vida da mãe do menino, mas a seguradora sempre lhe informa que é uma doação de uma pessoa muito gentil. Por isso, o menino ainda tem esperanças que um dia verá sua mãe novamente.

Organizado, meticuloso, perspicaz mas muito gentil, Kotaro encanta a todos ao seu redor. Por ser muito perceptivo ele sempre está um passo à frente de todos, para não ser um fardo para as pessoas ele costuma esconder seus sentimentos, e inseguranças por isso cabe aos adultos criarem situações onde ele possa extravasar e agir como a criança que ele é.

O Vizinho de porta Shin Karino

O honorável vizinho Sr Karino, é um jovem mangaká que ainda não possui nenhuma história serializada, e costuma levar a vida de forma bem desleixada. Mas ao conhecer seu novo vizinho Kotaro Sato, uma pequena preocupação com o bem estar do garoto surge e por isso ele passa a assumir algumas responsabilidades.

Ao ver no noticiário que muitas crianças estão sendo raptadas, Karino começa a acompanhar Kotaro em todas as suas saídas. A 1ª mudança na rotina do honorável vizinho é o hábito de tomar banho. Ao contrário de Karino, o pequeno Kotaro toma banho todos os dias, então precisa ir à casa de banho diariamente, aí os dois começam a ter um relacionamento mais íntimo.

Com o passar do tempo, Karino se afeiçoa ao garoto e ao prestar atenção nas atitudes de Kotaro ele começa a descobrir o sofrimento que o garoto aguentou enquanto morava com os pais. Então ele conversa com Kotaro e diz que agora as coisas são diferentes, e que alguns hábitos podem ser mudados.

As palavras de Karino sempre acalmam o coração do menino, por isso apesar de não saber como demonstrar, Kotaro estima muito seu vizinho. E sempre fala na lata o que Karino precisa melhorar sem dó nem piedade. A ponto de acompanhar Karino em suas reuniões com o editor.

Primeiro Kotaro repreende o editor por ser tão duro com seu honorável vizinho. Mas ao entender que as críticas são para o bem de Karino, até o pequeno passa a criticar seu trabalho para que Shin se esforce mais e tenha sucesso em seu trabalho.

E quanto aos outros vizinhos?

Na primeira parte do anime Kotaro interage com 3 vizinhos quase que diariamente, Karino Shin por morar ao lado é o que passa mais tempo com o garoto. Mitsuki Akitomo é uma jovem gentil que trabalha em um clube noturno, mas sempre que pode interage com Kotaro.

Isamu Tamura vive no andar de baixo, ele aparenta ser um yakuza mas é muito gentil principalmente com Kotaro que tem a idade de seu filho. Mesmo sendo uma criança, Kotaro ajuda todos eles a prestarem atenção no que é mais importante.

Mitsuki está em um relacionamento abusivo, onde ela sofre muito e quando Kotaro percebe ele incentiva a garota a seguir em frente e começar uma vida nova em outro lugar. Mesmo que isso signifique que ele não veja mais, pois ela precisa priorizar sua segurança e felicidade.

Enquanto isso, o Sr. Tamaru não consegue visitar seu filho então Kotaro lembra que ele não pode substituir o filho dele. Ele precisa dar atenção necessária para o próprio filho, e quando quiser brincar com Kotaro ele pode, mas precisa lembrar que Kotaro é seu vizinho e dar atenção como tal.

No fim, com o aparecimento de Kotaro a vida no condomínio passa a ser bem mais amistosa e animada. Sem querer os adultos acabam se transformando em uma comunidade pelo bem estar do menino, e isso melhora a vida de todo mundo.

Os Pais de Kotaro (Texto com Spoilers)

O anime não apresentou em detalhes o que aconteceu com a família do Kotaro. O pouco que sabemos são das recordações do garoto e dos comentários dos advogados da seguradora. 

Nas lembranças de Kotaro a mãe dele sempre age de forma indiferente com o garoto, ela está sempre com o celular nas mãos, olhando para a tela e nunca para o garoto. Acredito que é um dos motivos do Kotaro não lembrar do rosto dela. A lembrança mais marcante da mãe é do dia que ela foi embora deixando Kotaro sozinho.

Já com o pai, Korato possui boas lembranças e guarda com carinho os ensinamentos de seu pai. Mas também ele tem lembranças muito ruins, a ponto de não querer encontrar seu pai enquanto não for forte o suficiente para poder se proteger sozinho.

Ele não gosta de fotos, pois foi através de uma foto publicada na internet que seu pai o encontrou da última vez, por isso hoje Kotaro mora sozinho em um apartamento. Desta forma ele não irá prejudicar ninguém caso seu pai apareça novamente.

Com pais como esses é melhor ficar sozinho mesmo, ainda bem que a mãe dele teve uma luz de pelo menos deixar o menino amparado financeiramente.

Kotaro vai morar Sozinho é bom?

Sim! É maravilhoso!!! A história do garoto é muito triste, mas acompanhar a superação dele de um passado trágico em busca da felicidade é lindo demais. O impacto que ele causa nos adultos a sua volta só prova como os adultos são covardes.

Afinal, se um garotinho de 4 anos é capaz de virar a página de uma história dolorosa, por que um adulto não consegue? A criança é bem mais indefesa e tem menos acessos a recursos, então você adulto toma vergonha na cara e segue em frente.

Claro que o Kotaro amadureceu na marra, a fim de evitar ser repreendido pelos pais ele chegou a comer lenços de papel para não precisar pedir comida para eles. Mas ele ainda é uma criança de 4 anos de idade, por isso os adultos à sua volta querem que ele aja como tal.

A Família de Balões do Kotaro Ç_Ç

Aos poucos Kotaro constrói um relacionamento sólido com seus vizinhos e até outras pessoas da vizinhança. Ao entrar no jardim de infância a convivência com mais crianças da sua idade é bem positiva para ele. E também o garoto passa a ensinar seus colegas que precisam aprender a se virar sozinhos, afinal não se sabe até quando poderão contar com os pais.

Gostei bastante do anime, aguardo pela segunda temporada torcendo pela felicidade do Kotaro. Mesmo sabendo que algumas coisas tristes estão por vir, vamos acreditar que o garoto vai superar tudo.

O mangá está em publicação, então vamos ter que esperar como será o desenvolvimento desta história.

Gostou deste artigo? Conheça mais animes de personagens solitários aqui!

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross