Komi-san e seus problemas de Comunicação

E aí Mina-san tudo bem com vocês? Após minhas férias forçadas para fazer minha mudança, e um acampamento, estou de volta! Mais cansada do que nunca, e com mais assuntos. Nesse meio tempo a Netflix estreiou Komi Can’t Communicate, uma história que eu gosto muito e acompanho a obra original, mostrando as dificuldades da Komi-san por não se comunicar.

Ficha Técnica

Nome: Komi Can’t Communicate / Komi-san wa, Community-shou desu.
Episódios: 1ª Temp. 12 epi. 
Lançamento: 2021
Estúdio: OLM - Transmissão Netflix
Gênero: Comédia - Escolar - Shounen - Drama - Slice of Life

O anime Komi Can’t Communicate é inspirado no mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado pelo mangaká Tomohito Oda. A obra original teve sua estreia em maio de 2016, e logo conquistou espaço se mantendo em publicação até os dias de hoje. 

Os fãs aguardavam ansiosos pelo anime desta história tão querida, afinal muitas pessoas se identificam com os personagens da trama. E com uma bela animação o estúdio OLM mostrou a que veio, e para nós terrinha a Netflix vestiu a camisa e está com transmissão simultânea com o Japão. Todas as quintas-feiras temos episódio novo no catálogo.

Sinopse

Komi Shouko é uma linda jovem a caminho do seu 1º dia de aula no ensino médio na escola de elite Itan. Komi além de linda, é muito elegante, boa nos esportes e com um histórico excelente em notas. Mas nem tudo são flores, a garota tem dificuldade de se comunicar com outras pessoas a tal ponto que todos a idolatram achando que ela é boa de mais para socializar com outras pessoas.

 Enfim, em seu primeiro dia de aula ela conhece seu colega de classe Tadano Hitohito, ele é um garoto comum porém com uma forte intuição para interpretar as pessoas. Komi consegue explicar sua dificuldade para Tadano, e explica que sua meta é ter 100 amigos. O garoto simpatiza com o propósito de Komi-san e decide ajudá-la, e então torna-se seu primeiro amigo.

Agora juntos vão começar a expandir os relacionamentos de Komi, mas Tadano ainda não havia percebido que os alunos do colégio Itan possuem personalidades um tanto quanto peculiares. Por isso a jornada de Komi-san não será tão simples!

Komi-san em sua primeira interação.

Primeiras impressões sobre o anime de problemas de comunicação

Mina-san eu gosto muito desse mangá, a obra original tem um formato diferente, afinal são histórias curtas sobre o dia-a-dia da Komi-san enfrentando sua dificuldade. E claro que todas elas estão conectadas, mas é uma leitura bem rápida e muito engraçada.

E o anime adaptou o original obedecendo esse formato, são pequenas esquetes do cotidiano da garota. 

Mesmo sendo agraciada pela beleza e dotada de grande inteligência, Komi não consegue se comunicar com nenhuma pessoa, nem mesmo com seus familiares. 

Me apaixonei pela introdução dos episódios, a animação se destaca bastante, o estúdio caprichou em cada detalhe. A trilha sonora junto com a narração e a chuva de pétalas de cerejeira dão uma elegância à personagem que nos faz entender como as outras pessoas sentem-se em relação a ela.

Komi-san admirada com seus colegas que se comunicam facilmente.

Não é o primeiro anime que vejo onde a protagonista não fala, então já imaginava como seria a mecânica do roteiro. E como os problemas de comunicação dos personagens são o foco da história é mais aceitável a falta de diálogos de alguns, até faz mais sentido.

No geral é um anime engraçado, que satiriza de forma escrachada o distúrbio de comunicação, mesmo assim alerta o telespectador que é preciso ser mais sensível em relação às pessoas que estão à nossa volta.

Distúrbio de Comunicação

“Quando uma pessoa tem ansiedade social extrema, ela tem dificuldades para se comunicar. Lembre-se, ela só tem dificuldades para formar vínculos, não significa que ela não queira isso.”

Introdução anime em todos os episódios.

Acredito que a maior parte das pessoas que sofrem de ansiedade social, não desejam ser isoladas do mundo, elas simplesmente não conseguem se envolver com as pessoas. Cada indivíduo possui uma personalidade, e para conviver com mais pessoas é preciso “se adequar” mas nem todos conseguem isso.

É difícil...

Podemos perceber isso dentro de casa mesmo, em uma família é normal que os filhos recebam a mesma criação, mas cada um tem sua personalidade e forma diferente de lidar com as situações cotidianas.

Eu sempre fui tímida, mas nunca tive problemas em me socializar, minha família se mudava muito então eu sempre era a menina nova na escola. E por isso tenho amigos espalhados pelo mundo todo, no meu caso as constantes mudanças me ajudaram a desenvolver um instinto de adaptação bem cedo. Hoje me viro em qualquer lugar e converso com qualquer um.

Mas conheço muitas pessoas que não são assim, e a dificuldade de se comunicar pode acarretar em um isolamento social nada saudável. Komi explica que ao tentar falar sua face congela e ela começa tremer incontrolavelmente.

E ainda por cima a insegurança sobre o que conversar e como as pessoas vão reagir acabam agravando essas sensações.

Os personagens

O autor de Komi-san é genial em cada detalhe, a começar pela escolha dos nomes dos personagens, ele faz trocadilhos por exemplo: Tadano Hitohito significa “só um garoto”, ou seja, uma pessoa comum. E cada nome de persongem faz referência a sua personalidade.

E cada personagem possui características únicas e extremamente bizarras.

Os trocadilhos nos nomes de alguns personagens

Uma das poucas coisas em comum que todos tem é o sentimento de idolatrar Komi-san, a ponto de lhe darem o “cargo” de Deusa da Escola afinal representante de classe era muito pouco para ela.

O/a Najime é o coringa, apesar de ser inconveniente em muitas situações, ele/ela é a pessoa mais sociável da escola, e tenta ajudar seus colegas trabalhando direto nas suas fraquezas, se divertindo muito com toda a situação.

Apesar de ser só um garoto normal, Tadano é muito perspicaz, ele consegue ler muito bem todas as situações, e seu instinto fica cada vez mais apurado. Por isso ele é o melhor suporte para Komi, e o mais normal também nessa escola de malucos.

Com um mangaká tão criativo é óbvio que existiriam milhares de personagens, sim com o tempo conheceremos no mínimo uns 100, afinal a ambição da Komi é fazer 100 amigos, e de fato muita gente vai aparecer.

Quem não se comunica se trumbica?

Na maior parte das histórias dos animes, as tramas são envoltas por falta de comunicação ou desencontros de informações. Em Komi-san é a inexistência completa de comunicação que causa todos os problemas do anime.

Komi-san teme ser mal interpretada, ou inconveniente ou ainda chata para seus colegas. Passa tanto tempo pensando em como dialogar que no fim não conversa com ninguém.

Komi-san gasta mais tempo pensando no que falar do que falando.

E muitos de seus colegas possuem pensamento similares, alguns ainda assumem que sua presença é incômoda e por isso não interagem com os demais. Mas ainda existem os que se acham de mais, e tentam sobrepor seus desejos sobre os outros.

As mais diferentes e extremistas personalidades juntas em uma sala fazem com que o cotidiano seja uma loucura sem fim. É um humor bem escrachado, explorando vários distúrbios existentes, que são mais traumáticos principalmente na adolescência.

Claro que o autor apresenta de forma exagerada cada problema, mas mesmo assim é impossível não lembrar de algum conhecido, ou até mesmo se identificar com algum dos personagens.

Será que recomendo?

Sim com toda certeza!  Komi-san wa, Community-shou desu é um anime de superação diária. Afinal a Komi com seus passos de formiguinha irá superar dia após dia suas dificuldades de comunicação. E por consequência seus colegas de classe também vão.

Os traços dos personagens são diferentes de outros animes que já vi, mas a Komi em especial é extremamente linda e adorável. Já os outros personagens são normais, mas o traço do continua sendo único.

A animação é bem caprichada, não conheço muitos trabalhos deste estúdio para poder comparar, mas a animação está bem competente e em algumas partes ela se destaca mais.

Abertura

Por mais que seja um compilado de várias histórias o crescimento da personagem é bem lento, o autor valoriza muito cada relacionamento com a protagonista, deixando o romântico para segundo plano, então se você está ansioso pelo romance, sente e espere que um dia talvez chegue.

Bom pessoal não acredito que esse anime seja um hit da temporada, mas acho de extrema importância ser apreciado, ele apresenta temas importantes que quase nunca são questionados. E claro, por ser uma obra bem divertida vale a pena o tempo! Ja nee!!

Ah! Confere aqui alguns títulos semelhantes que estão na Netflix também.

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross