Dr. Stone é um anime baseado no mangá de mesmo nome, escrito por Inagaki Riichirou e ilustrado por Boichi. O mangá começou a ser publicado em março de 2017 na revista Shueisha, depois a estreia do anime foi em julho de 2019. Aqui no Brasil conseguimos acompanhar pela Crunchyroll inclusive na versão dublada PT-Brasil.
Era apenas mais um dia rotineiro na vida dos estudantes Senku e seu melhor amigo Taiju. Então Taiju resolve declarar seu amor há 5 anos contido por até então sua amiga Yuzuriha. Senku é um amante da ciência, já Taiju é um amigo fiel com ações bem simplistas e Yuzuriha uma menina gentil e divertida. Os três amigos estão juntos desde crianças, então hoje seria o dia em que Taiju mudaria um pouco essa relação ao se declarar para Yuzuriha.
Infelizmente antes de proferir suas palavras para a garota, ocorreu um fenômeno muito estranho, que transformou todos os humanos em pedra. Então milhares de anos se passaram, mesmo sendo transformado em pedra Taiju mantém sua conciência acordada, na esperança de um dia conseguir falar seus sentimentos para Yuzuriha.
De repente, Taiju consegue se libertar e se depara com um mundo completamente novo. Desesperado então ele procura por Yuzuriha e a encontra no mesmo lugar em que eles estavam antes do evento da petrificação. Em seguida, ele avista uma mensagem na árvore, seguindo as coordenadas da mensagem ele encontra seu amigo Senku. O amigo lhe explica que já se passaram 3.700 anos e que ele está empolgado para recriar a humanidade do zero!
Minha gente amiga, mas que anime! Dr. Stone veio para ganhar um lugarzinho especial no meu coração, pois amo todos os personagens, que são engraçados demais. E como o protagonista Senku é um cientista, para ele é tudo muito lógico. Esse é o típico anime que usa e abusa da inteligência de seus personagens.
Não existe mais nada no mundo, depois de 3.700 anos, estruturas, metais, tudo dissolveu. Só restou selva. E o primeiro humano que consegue despertar é um cientista, sem força física porém de intelecto afiado. Senku é ótimo, um personagem coerente e fiel ao seu propósito. Ele pensa muito rápido e consegue colocar tudo em prática, e mesmo tendo um intelecto tão superior ele sabe valorizar o que é importante, como os amigos por exemplo. Outra coisa que me fez gostar do personagem é que ele é fã de RPG, logo vocês entenderão.
Geralmente os personagens muito inteligentes tendem a sair do controle e se tornar meio loucos, mas nesse caso com 10 bilhões por cento de certeza, ele vai continuar sendo "bom e justo". Sim eu viciei e passei a acompanhar o mangá, não consegui esperar nem acabar a temporada e me apaixonei mais ainda.
A inocência do Taiju também é cativante, ele é muito bonzinho. Em uma luta ele não revida, apenas recebe o dano e no trabalho braçal ninguém ganha dele. Ele confia muito no Senku e nunca o questiona. A Yuzuriha não teve muita participação ainda, mas ela é do mesmo nível do Taiju, e confia cegamente nos amigos e muito fofa.
E temos um vilão na história minha gente. Sim! O Sr. Tsukasa Shishio! Bom pra variar ele é uma pessoa com uma força de combate esmagadora, afinal ele matou um leão com as mãos nuas! Ele não é inteligente como o Senku, mas tem um raciocínio bem lógico e rápido. Mas ele quer que o novo mundo seja criado somente pelos jovens, afinal se reviverem as pessoas mais velhas, "haveria" conflito pelo poder, por propriedades. Por isso, ele saiu quebrando várias estátuas de pessoas mais velhas e quer criar um mundo utópico.
Até entendo o idealismo do Tsukasa, mas os jovens também vão envelhecer, e claro que essas pessoas vão mudar com os anos. Por isso, o que ele almeja é inviável, da mesma forma que é tentador não reviver corruptos, ladrões, assassinos e assim vai. Mas não é correto sair quebrando todos.
A animação está bem boa, os traços são bonitos, a trilha sonora é bacana também! O ponto alto é a trama. Isso é indiscutível.
Esse é o tipo de anime que mais me empolga. Estilo Death Note, pois faz o espectador pensar, criar teorias, questionar, em alguns momentos a ponto de você bugar. No decorrer da histórias vários pontos serão abordados, e fica cada vez mais interessante.
Se você fosse revivido em um mundo de pedra o que você priorizaria?
Assista o trailer oficial de Dr. Stone, primeira temporada abaixo: