Dissidia Final Fantasy Opera Omnia (DFFOO) é um jogo free-to-play para a plataforma mobile disponível para dispositivos Android e IOS, desenvolvido pela produtora Square Enix em parceria com a Team Ninja e publicado pela própria Square Enix.
Lançando em Fevereiro de 2017 no Japão, e mais tarde, quase um ano depois, no Ocidente em Janeiro de 2018. Diferente dos demais jogos da série, Dissidia Final Fantasy não é um jogo de luta em tempo real. Pois trátasse de um JRPG clássico, com batalhas por turnos. O jogo contém elementos característicos da série como o sistema de Bravery, e ainda com o HP attack, Ex Moves e etc.
O jogo é todo divido por capítulos e cada capítulo contém uma certa quantidade de fases. Podemos classificar as fases como: Obrigatórias, Opcionais e História. É necessário clicar no mapa para acessar a fase desejada. Não há livre exploração de mapa neste jogo. As fases consistem em batalhas em que você tem um grupo de 3 personagens e precisa derrotar grupos de inimigos para avançar.
O sistema de luta é o clássico combate por turnos, em que cada personagem tem sua vez de agir durante a batalha. Esse estilo de combate é utilizado na grande maioria dos JRPGs e baseado nos elementos da série Dissidia Final Fantasy.
Basicamente você tem 2 barras, uma de vida com o nome de HP e outra com nome de Bravery (BRV). Em primeiro lugar você precisa encher sua barra de BRV utilizando ataques BR. Para somente então, utilizar um ataque HP, desta forma a barra de HP do oponente será danificada. Logo que a barra de seu oponente chegar a 0, ele será derrotado. Cada personagem possui habilidades distintas de BRV e HP, algumas chegam a mesclar os dois elementos.
Além disso você pode utilizar de Summons. Que são as criaturas mágicas clássicas da serie Final Fantasy. Eventualmente é possível solicitar ajudar de outros players da sua lista de amigos, e utilizar seus personagens nas batalhas como aliados. Ao fim do combate você recebe recompensas: ora uma quantidade experiência para evoluir seus personagens, ora ouro que serve para evoluir seus equipamentos, ou ainda outras recompensas utilizadas para fortalecer seus summons e personagens.
Os deuses Spiritus e Materia criaram um mundo que servia de santuário para que os campeões de outros mundos pudessem descansar após inúmeras batalhas. Um dia este mundo entrou em colapso. Várias distorções temporais surgiram, e com isso hordas de monstros começaram a invadi-lo.
Spiritus e Materia criam Mog. Ele recebe no nome de Moogle e tem a missão de restaurar o equilíbrio, recrutando heróis de vários mundos para acabar com as distorções temporais.
Os heróis são nada mais nada menos que os principais personagens da série Final Fantasy. Lutam com suas icônicas armas e habilidades. Despertam um sentimento nostálgico a qualquer um que tenha acompanhado a série nesses 30 anos da franquia. Eventualmente é possível obter todos os personagens gratuitamente no decorrer das fases ou em eventos especiais.
Dissidia Final Fantasy é bem gostoso de se jogar, principalmente para quem gosta do estilo clássico dos RPGS orientais. A princípio, o sistema de combate pode parecer um pouco confuso para quem nunca jogou a série Dissidia. Mas com o tempo você pega o jeito. O tutorial ajuda muito nesta parte.
Um ponto positivo é que o jogo não possui um sistema de Stamina convencional, em que limita o player a jogar em pequenas sessões diárias, o que é clássico em jogos de celulares. Ao contrário disso você pode jogar livremente o quanto quiser e a hora que quiser.
A Stamina neste jogo existe, mas é usada apenas em eventos. Por falar em eventos, eles geralmente são longos o bastante para que qualquer um com o mínimo de esforço possa completá-lo.
Com isto em mente, o jogo é muito amigável. Mesmo para quem não pretende investir dinheiro real. Apesar de ser um jogo gratuito ele contém micro transações, mesmo assim você consegue desfrutar todo conteúdo do jogo sem precisar gastar dinheiro. E claro, não precisa ficar 24hrs jogando.
Os diamantes são a moeda premium do jogo. Você consegue comprá-los com dinheiro real. Entretanto, ao longo do mês, o jogo da gratuitamente uma generosa quantidade de diamantes por meio de eventos e recompensas. Esse tipo de ação não é muito comum em jogos desse gênero.
Claro que o fator nostalgia é muito grande para os fãs da série. Uma vez que seja possível jogar com seus personagens clássicos favoritos é muito gratificante! Só isso é suficiente para nos prender no jogo. Seria um jogo perfeito se não fosse por uma coisa, a maneira de se conseguir as armas para os personagens.
Como falei anteriormente você consegue quase tudo no jogo de forma gratuita, menos as armas (A empresa tem que lucrar de alguma forma né). Portanto é possível conseguir as armas somente com diamantes e de forma totalmente aleatória.
Você pode até conseguir equipamentos de forma gratuita, mas se comparados aos comprados com diamente, tornam-se muito fracos. Inclusive existem eventos específicos que dão ao jogador uma chance maior de se conseguir determinada arma. Mas ainda assim trátasse de aleatoriedade.
Isso pode se tornar frustrante. Imagine aquele seu personagem favorito e você ter economizado durante um bom tempo seus diamantes e na hora de roletar pela arma dele já que você não tem sorte em consegui-la.
Bom após tudo abordado aqui acho que é um ótimo jogo para gastar seu tempo. Dissidia Final Fantasy é um jogo bem equilibrado, por isso, consegue atender desde os jogadores mais casuais até os mais hardcores (com seus grindes intermináveis em busca do personagem perfeito).
Dissidia também é muito balanceado em atender jogadores free e casher (jogador que investe dinheiro real no jogo). Com a distribuição de diamantes gratuitos é possível pegar ótimas armas, e também conseguir desfrutar na totalidade todo conteúdo do jogo.
Então se você é fã de JRPG e de Final Fantasy ele é um prato cheio e vale muito a jogatina! O jogo vai lhe render com certeza algumas boas horas de diversão.