Conheça um pouco de Ys VIII: Lacrimosa of Dana

Você já conhece o jogo Ys VIII: Lacrimosa of Dana? Eu nunca havia jogado um jogo da franquia YS e minha primeira experiência foi sensacional.

Ys é um franquia de jogos do gênero RPG de ação. Seu primeiro título foi lançado em 1987. A franquia conta a história do aventureiro Adol Christin, por este motivo todos os jogos da linha principal são protagonizados por ele. Em uma nova aventura e em uma diferente parte do mundo.

Produzido pela Nihon Falcom, Lacrimosa of Dana é o oitavo jogo da série principal, e está disponível para PC, Playstation 4, PS Vita e Nintendo Switch.

Confira aqui!

História de Ys VIII: Lacrimosa of Dana

Como de praste começamos o jogo com nosso protagonista Adol, indo em busca de novas aventuras. Ele está a bordo do grande navio Lombardia, e junto dele alguns passageiros um tanto quanto peculiares.

O jogo logo após o grande navio naufragar, por ser atacado por um Kraken. Adol após o incidente, acorda em uma misteriosa ilha desabitada, ou ao menos era o que ele imaginava.

Após encontrar alguns náufragos do Lombardia, Adol e o capitão do navio decidem criar uma vila para sobrevivência do grupo de pessoas que estavam presos na ilha. Então o protagonista parte explorando a ilha em busca de possíveis passageiros do navio que conseguiram sobreviver.

É nesse momento que Adol descobre algo muito estranho, existem criaturas nesta ilha que já deveriam estar extintas a muito tempo.  E percebendo a presença de humanos as criaturas ficam muito agressivas e começam a atacá-los, dificultando ainda mais a sobrevivência na ilha.

A história continua com esta premissa por um bom tempo, até dar uma boa virada, que vou evitar contar para não estragar a experiência de quem pretende jogar. Mas posso garantir que ela continua interessante e envolvente até o fim do jogo. Fazendo com que o jogador não queira parar de jogar para então descobrir o que vai acontecer.

Jogabilidade de Ys VIII: Lacrimosa of Dana

Então como característico da série, Ys é um jogo dinâmico e cheio de ação. Por este motivo o combate é solto e rápido, você controla seu personagem livremente, pode andar, correr e até saltar durante o combate. Desfere golpes e combos com o apertar de um botão, e conta com magias e golpes especiais que podem ser atribuídos a combinação de dois botões ao mesmo tempo.

Além de possuir um sistema de esquiva e aparo, que garantem vantagem ao jogador caso execute elas no tempo correto. Você pode ter no seu grupo até três personagens simultaneamente e pode trocar livremente entre eles durante o combate. Cada um tem seu próprio estilo de combate, o que varia bastante a gameplay, e tem vantagens e fraquezas contra certos tipos de inimigos.

Existem vários níveis de dificuldades no jogo, e posso garantir que nos níveis mais elevados o desafio é grande, chegando a beirar injusto em algumas partes do jogo.

Durante o jogo a vila tem um papel importante. As pessoas tem habilidades únicas, como ferraria, alfaiataria, e até medicina. Ao serem resgatadas oferecem seus serviços ao jogador. Isso pode facilitar sua vida melhorando seus equipamentos e garantindo sua sobrevivência durante as explorações.

Além disso a vila está em constante perigo e precisa de proteção constante, adicionando duas mecânicas de jogo: as Raids, onde os inimigos atacam o vilarejo e você precisa defendê lo e as Caçadas. Onde o jogador precisa atacar ninhos de monstros para manter seguro lugares estratégicos para sobrevivência de todos.

Existem também equipamentos de ajuda durante a exploração e garantem acesso a novas áreas do jogo. Que antes eram inacessíveis, como luvas para escaladas, botas para saltos duplos, entre outros.

Gráficos e Trilha Sonora

Ys VIII: Lacrimosa of Dana

Quando iniciei o jogo pela primeira vez me senti 20 anos mais novo e parecia que tinha voltado a época do primeiro playstation. Onde todas as aberturas de RPG's pareciam animes e isso foi muito nostálgico, me fez perguntar porque os jogos de hoje em dia dificilmente tinham essa maravilha.

Os gráficos dos personagens e inimigos são muito bonitos e puxam mais para o estilo anime. Os cenários não são ruins, mas é nítida a diferença de tratamento entre os personagens e o cenário.

A trilha sonora é bem orquestrada e muito bem produzida, mas confesso que estranhei em algumas partes. Que ao meu gosto, a música não condizia muito com a situação que estava acontecendo. Como por exemplo uma música extremamente alegre tocando para um bando de náufragos que estavam lutando por suas vidas.

Considerações Finais

Ys VIII: Lacrimosa of Dana

Ys VIII: Lacrimosa of Dana me surpreendeu demais e me fez querer experimentar outros jogos da franquia. Com vários elementos para explorar é um jogo é leve e divertido bem gostoso de se jogar. É um jogo completo que agrada tanto fãs de RPG, quanto novos jogadores.

Apesar de ser o oitavo jogo da série, pode ficar tranquilo em relação a história, ela é independente e não necessita de você ter jogado os títulos anteriores. Claro que algumas referências e até personagens de jogos passados aparecem durante o jogo. Mas isso não impede em nada na compreensão da história em si, como dito, foi meu primeiro jogo da série e deu para aproveitar ao máximo o jogo e a história do início ao fim.

É um jogo acessível, principalmente em promoção, me rendeu inúmeras horas de diversão, principalmente para quem é um complecionista. Ele tem muito conteúdo a ser explorado. O único ponto negativo do jogo é a barreira da linguagem, infelizmente ele não está localizado em português. Mas isso só é um problema se você liga muito para história, ainda assim é um ótimo jogo para simplesmente jogar sem se preocupar.

Por fim, ele com toda certeza vale cada centavo e minuto investido nele.

Mais RPG aqui!

© 2017 - 2024 Dicas Geeks - Todos direitos reservados
Clique aqui pra contatos comerciais
magnifiercross