Home Filmes e TV Charada da DC – 21 curiosidades sobre o vilão do Batman

Charada da DC – 21 curiosidades sobre o vilão do Batman

0
215
Charada DC

O Charada, vilão da DC, vai ficar muito mais conhecido ainda a partir do filme The Batman. E essa versão tem tudo para marcar época. Então a galera vai ficando curiosa sobre esse personagem tão complexo a interessante quanto o Coringa. Aliás, o Homem-Morcego nos traz uma galeria completa de vilões inesquecíveis, quem acompanha os quadrinhos sabe.

A verdade é que desde que o Batman foi para outras mídias o Charada sempre acompanhou ele. Desde os anos 60 com a versão de Frank Gorshin que hoje quase ninguém conhece, até o seriado Gotham, com seu Charada aspirante, tivemos inúmeras versões do criminoso do terno verde.

Os jogos recentes de Batman: Arkham mostraram a versão mais clássica do personagem, ultimamente mais esquecida nas telonas. Mas ainda falta aquela versão definitiva menos caricata e mais perturbada do personagem, Ainda existe muito espaço para ele crescer dentro da DC.

Resta agora tentar entender mais sobre esse personagem complexo e cheio de quebra-cabeças. Muitas vezes é preciso prestar muita atenção nas pistas e enigmas que sua mente doentia e genial propõe. Então resolvemos nos debruçar um pouco sobre ele e vamos te trazer 21 curiosidades sobre esse vilão incrível do Batman.

Edward Nygma não é o seu nome verdadeiro

Charada DC verdadeiro nome

Esse é um ponto em comum do Charada com o Coringa, esconder o verdadeiro nome. O palhaço criminoso nunca teve sua identidade revelada. Mas o Charada também tem um truque para esconder seu nome e seu passado. O nome Edward Nygma não é sua identidade verdadeira. Convenhamos, “E. Nygma” lembrando a palavra enigma é muito suspeito!

Era de se esperar que um vilão obcecado por quebra-cabeças escondesse seu nome. Mas embora muitos filmes e séries tenham usado o nome Edward Nygma para o Charada, seu nome verdadeiro é Edward Nashton. Por trás desse nome se esconde o passado de um menino curioso e um pai abusivo.

Desde criança ele era trapaceiro

Charada da DC foi trapaceiro desde criança.

Edward Nashton era um gênio quando criança, cheio de perguntas sobre o mundo e um feroz desejo por conhecimento. Mas as constantes surras que ele levava do pai e a impotência física fizeram ele se agarrar à sua capacidade intelectual. Como resultado, ele passou a ser obcecado por se provar mais inteligente que os outros. Começava a criar paixão por jogos, onde ele vencia e esquecia suas fragilidades.

Um exemplo de como as coisas já estavam saindo do controle foi quando um professor lançou um desafio na sala. Uma recompensa seria dada ao aluno que conseguisse montar um quebra-cabeça em menos tempo.

Louco por glória e reconhecimento, Edward invadiu a escola na noite seguinte. Passou a noite inteira praticando o quebra-cabeça até conseguir montá-lo em menos de um minuto. Por fim, ele vence o concurso, mas a repercussão de sua vitória foi negativa entre os valentões, que passaram a incomodar mais ele.

Mas a sucesso criou um estímulo e uma memória permanente nele e impulsionou sua obsessão por enigmas, códigos e quebra-cabeças ao longo da vida.

Já trabalhou teve uma barraca de jogos em um festival

Charada trabalhou em um parque de diversão.

Depois de abandonar a escola para se dedicar à sua obsessão por enigmas, o Charada abriu uma barraca de jogos. Ali as pessoas pagavam uma pequena quantia em dinheiro para tentar vencer o desafio e ganhar um grande prêmio.

Mas o talentoso Edward Nygma já sabia que o seu quebra-cabeça era invencível. As pessoas nunca decifravam o desafio e ele acumulava grandes quantias de dinheiro dia após dia.

No entanto, mesmo tendo um formidável sucesso, o vilão ficou entediado e frustrado por estar usando seu intelecto para algo tão vulgar. Como resultado, ele fechou o negócio lucrativo e se voltou para o crime a fim de satisfazer seu desejo crescente de ascensão.

Seus distúrbios mentais são graves

Problemas mentais Charada

Como você viu antes, não é muito difícil entender a obsessão do Charada por enigmas. Mas sua evolução para o mundo do crime usando truques é algo mais complexo. Quando deixa pistas para os seus jogos insanos, ele meio que sabe que elas vão acabar sendo resolvidas pelo Batman. Isso seria destrutivo demais para alguém com o ego do vilão. Mas por que ele continua fazendo isso?

Vamos por partes. Sabemos que ele tem um QI bem alto, mas seus sintomas psicológicos o atormentam todos os dias. Sua mente é competente em entender o mundo, mas a bolha que ele criou em volta de si, somado ao seu narcisismo, deixa ele incapaz de enxergar os outros e suas necessidades.

Ele adora chamar a atenção e provocar, é patológico. Simplesmente não consegue apenas conversar com as pessoas sem fazer seus jogos. É um enorme sacrifício para ele se comunicar abertamente. Por fim, fica evidente que ele possui um Transtorno Obssessivo Compulsivo grave: sempre que comente um crime, ele precisa deixar um enigma. Sim, ele é parecido com aquelas pessoas que lavam a mão constantemente com medo de contaminação, não consegue evitar.

Com o tempo ele percebeu que não conseguia fazer nada sem deixar um enigma ou tentar manipular. Qualquer decisão ou relacionamento são prejudicados. Ele sabe disso, mas simplesmente não consegue parar. Os jogos e enigmas são como o ar pra ele e a única maneira que ele encontrou para suportar a vida.

Charada já teve câncer nos quadrinhos da DC

Charada já teve Câncer na DC

Alguns inimigos do Batman, como Bane, conseguem sair no tapa com ele. Mas o Charada, está longe disso e também não tem poderes. Então costuma ameaçar o herói com seus jogos e tenta vencer com a mente. Esse é o único consolo que ele tem desde jovem: sua inteligência e capacidade de manipular as pessoas.

Como fica evidente, ele não possui força, nem é atlético. Sua mente é que o faz brilhar. Então onde de todos os lugares possíveis, seria uma catástrofe para ele ter uma doença? Sim, seu cérebro. E foi exatamente o que aconteceu: Edward Nygma desenvolveu um tumor maligno em seu cérebro.

Charada, vilão da DC, poderia ter desistido de sua carreira criminosa desde então. Mas ele não é o vilão mais inteligente do Batman atoa. Com certeza ele pensaria em todas possibilidades possíveis e não se contentaria com um tratamento médico normal.

O Charada encontra nada menos do que o Poço de Lázaro e fica sabendo que eles possuem alto poder de cura, mantendo Ra’s al Ghul vivo por eras. Edward então usa sua inteligência para entrar no covil de assassinos, mergulhar no poço e curar seu câncer. Ra’s al Ghul nem se dá conta que isso aconteceu.

Ele já teve seu próprio show

Charada show de TV

Admita, para alguém obcecado por desafios e jogos, era de se esperar que o Charada tentasse seu próprio programa de TV em algum momento. Suas armadilhas mortais elaboradas lembram um pouco aquele programa da Warner Wipeout e Minute to Win It, só que claro, mais letais e desafiadores.

Mas, de forma surpreendente seu programa clandestino se resumiu a relevar os segredos sujos das pessoas ricas de Gotham. Como resultado, essas pessoas não suportavam a humilhação e se suicidavam.

Por fim, esse programa sádico tinha um objetivo encoberto: distrair Gotham da busca que ele fazia pela fortuna escondida do lendário Scarface Scarelli, um falecido criminoso que comandou o submundo da cidade por décadas.

Descobriu que Bruce Wayne era o Batman

Charada descobriu o nome do Batman

Embora a transmissão do seu programa tenha revelado uma habilidade extraordinária de descobrir o segredo das pessoas, isso não era novidade para o Charada dentro da DC. Manipulador e inteligente do jeito que ele é, em certo momento ele conseguiu descobrir que Bruce Wayne e o Batman era uma pessoa só.

Claro podemos pensar que seria fácil comparar as fotos, em determinado momento. Os heróis tem essa habilidade incrível de ocultar os olhos e achar que estão na capa da invisibilidade. Mas em Gotham, onde Bruce Wayne é um playboy tipo Paris Hilton e o Batman é um vigilante cheio de regras morais e temido no submundo, não parece tão óbvio.

E não é como se o Charada gastasse anos nisso. Logo após mergulhar no Poço de Lázaro, com seu cérebro novinho em folha, ele experimentou uma clareza extrema que permitiu ele juntar as peças de evidências escondidas em seu cérebro.

Como resultado, ele não só soube que Bruce Wayne era o Batman, mas também a identidade do Robin, Jason Todd, morto pelo Coringa. Ele então contratou o vilão Cara-de-Barro, para assumir a forma de Jason e infernizar a mente do Cavaleiro das Trevas.

O Batman fez um acordo com ele a respeito da sua identidade, argumentando que os enigmas dele não teriam mais graça com a “resposta final”. Essa questão intrigou o Charada, que manteve o segredo de Wayne guardado por um tempo.

Ele mudou de vida após uma lesão cerebral

Charada já tentou sem bom

Mesmo depois de ter curado seu câncer cerebral, o karma permaneceu implacável contra o cérebro do Charada. Depois de ser golpeado com um porrete, seu cérebro ficou lesionado e ele entrou em coma. Esse poderia ser seu fim. No entanto, quando ele acordou, ele passa a ser outra pessoa: suas obsessões e manias estavam curadas, estava mal lembrando do seu nome, muito menos que Bruce Wayne era o Batman.

A parte boa é que sua inteligência ficou intacta e ele abandona seu passado criminoso, passando a se dedicar à carreira de detetive particular. Como resultado, ele ajuda a polícia de Gotham e o próprio Homem-morcego a desvendar os crimes. Embora o Cavaleiro das Trevas desconfie dessa mudança no começo, ele se alia com a Edward em algumas ocasiões.

E como sua carreira de detetive do bem não venderia gibis, ele leva outra paulada na cabeça. Dessa vez, o novo ferimento trouxe de volta todos os problemas psicológicos. Então ele voltou a ser o mau Charada de sempre.

Seu cajado é muito mais do que estética

O bastão do Charada, com um ponto de interrogação em cima, sempre acompanha seu visual clássico de gosto duvidoso.

Algumas versões do personagens mostram o objeto apenas como decorativo, no máximo servindo de arma de combate para emergências. Mas na maioria das vezes existe algum truque escondido no objeto, como por exemplo, acionar dispositivos tecnológicos à distância.

Por fim, em versões mais elaboradas do artefato, é possível disparar um choque poderoso contra os adversários ou funcionar como um rifle disfarçado. Seja como for, já dá pra perceber que deixar o Charada longe da sua bengala é uma ótima ideia.

Já foi obcecado por derrotar o Flash

Flash já foi derrotado pelo Charada

Em uma de suas várias estadias no Asilo Arkham, o Charada se interessou em bolar um jeito de parar o Flash, simplesmente porque achava ele um oponente interessante. Depois de fugir do local pela enésima vez, ele prendeu o Onda Térmica, que estava prestes a morrer, depois de um pandemônio em Gotham e o fez de refém.

Edward então fez uma generosa doação de drones para a “proteger” a polícia de Central City através de suas empresas de fachadas e esperou. Assim, a força policial da cidade ativou os artefatos pela cidade inteira. Por fim, após manipular a opinião pública contra o Flash, o Charada influenciou a polícia a permitir que os Rogues capturassem o herói, com o argumento de que ele era um perigo.  

Assim que o Flash foi detido, o Charada apareceu e assumiu o controle dos drones da polícia. Ele então passou a usar os artefatos para chantagear o Flash. Caso o herói ativasse seus poderes, ele usaria os drones para matar as pessoas.

O Flautista então salva o Flash da custódia policial. Nygma então anuncia que caso o velocista não revelasse sua identidade secreta para todo mundo, ele explodiria Central City usando o Onda Térmica como uma espécie de Kamikaze.

No entanto os Rogues, que se sentiram traídos, ajudaram o Flash a derrotar o Charada e seus drones. O vilão então foi entregue à polícia e enviado de volta a Gotham.

Charada já enfrentou o Coringa em uma guerra de gangues na DC

Coringa guerra contra o Charada

Um ano após o reboot chamado Ano Zero dos quadrinhos Edward Nygma foi preso. Em seguida, da cela, ele passou a trabalhar para o departamento de polícia de Gotham, durante investigações mais complexas. Mas a partir de um certo dia, entediado, sempre que um guarda visitava sua cela, ele falava o nome de um ente querido deles. Como resultado, eles se amedrontaram e o Charada conseguiu escapar.

Ao ficar sabendo que o Coringa tinha feito uma série de assassinatos sem sentido, o Charada visitou ele e passou a dizer que palhaço tinha perdido a capacidade de rir e se divertir, seus crimes estavam pacatos.

Então sugeriu que ambos se unissem para derrubar o Batman, para devolver a capacidade do vilão de se divertir. Mas o Coringa não gostou da oferta e atirou no estômago de Nygma. Como resultado uma guerra se iniciou entre os dois conhecida como “Guerra das Piadas e Charadas“.

Guerra das Piadas e Charadas

Os dois vilões passaram a recrutar incontáveis criminosos poderosos de Gotham, deixando a cidade e o Batman no meio do conflito. Assim, a cidade foi tomada por uma batalha sangrenta que durou meses. Então o Homem-Morcego foi obrigado a escolher um lado para derrotar o outro ele escolheu se aliar ao Charada, mesmo esse tendo assassinado o Homem-Pipa.

Na batalha final contra o Coringa, depois que o Batman, é claro, traiu seu aliado, O Charada se rendeu e fez a revelação do seu plano. Segundo ele, cada movimento da guerra entre os dois, até mesmo a morte do Homem-Pipa, foi um plano dele para resolver o enigma de como fazer o Coringa rir de novo. 

Batman ficou em cólera total quando entendeu o motivo fútil por trás de todas as mortes de civis e destruição pela cidade. Então o herói pegou uma faca de cozinha e tentou matar o Charada. Mas o Coringa acaba salvando Nygma.

Esse desfecho foi tão imprevisível que o Coringa começou a gargalhar e rir novamente. Os dois então foram presos e enviados para o Asilo de Arkham e o Charada cumpriu seu objetivo doentio.

Charada já teve um confronto com o Questão na DC

Questão já enfrentou o Charada

Admite, isso dá um bom trocadilho. Mas o ponto é que o Questão é um herói com capacidade assombrosa de investigação e inteligência. Ele combate o crime em Hub City. Apesar de puramente acidental o encontro entre os dois é bem interessante.

O Charada sequestra um ônibus no raio de ação do Questão. O criminosos começa então a jogar com os passageiros: lançava enigmas e quem errasse era morto ou ferido. O Questão intervém e começa a responder o vilão com questões filosóficas complexas.

O ego vulnerável e fragilidade emocional do Charada, aliado ao seu TOC e necessidade patológica de ser o mais inteligente se voltam contra ele. Como resultado, uma profunda irritação e angustia o derrotam, desestabilizando sua mente e facilitando o controle da situação pelo Questão.

Ele já foi um sem-teto

Charada já foi sem teto

Sim, muita coisa aconteceu antes do Charada ter seus esconderijos secreto de super vilão. Após ser derrotado na saga dos quadrinho do Batman conhecida como Silêncio, ele teve seu intelecto retirado dele por um grupo de vilões e passou a viver nas ruas de Gotham como sem-teto.

Esse período de abandono deu a ele tempo para refletir sobre o seu passado. Como resultado, entendeu que seu pai achava ele um trapaceiro, não um gênio. Isso colocou nele a necessidade de dizer a verdade de forma compulsória através de enigmas.

Por fim, um ex-funcionário decifrador de códigos da NSA o acolheu e ofereceu um ambiente onde ele conseguiu exercitar seu intelecto novamente. Revigorado e em paz com o seu passado, Edward Nygma recuperou seu título de Charada, um dos maiores vilões da DC, e voltou a atormentar Gotham.

Existe uma grande chance do Charada ser pai

Enigma, filha do Charada

O Charada é sim misterioso e competente em esconder seus objetivos. Mas sabemos de onde ele veio e suas motivações. Mas certo dia apareceu do nada uma tal de “Enigma”, que saiu espalhando que era filha de Edward. Pelo menos o mistério, paixão por quebra-cabeças e a inteligência dela sustentam a afirmação. Ela até usa uma bengala parecida, com um ponto de interrogação.

Mas o problema é que ela é muito amiga de Duela Dent, uma versão da Alerquina que já disse ser filha de metade de Gotham (Coringa, Duas-Caras, Pinguim, Mulher-Gato, Espantalho e até do Apocalypse). Isso parece sugerir que ela pode ser mesmo uma estelionatária maluca que nem a amiga.

Mas ignorando as suspeitas, o próprio Charada reconheceu ela como filha nos quadrinhos da DC. Claro, as intenções do próprio vilão são nebulosas. Não fica claro nem mesmo se ele está dizendo que é no sentido biológico. Vale lembrar que ela é membra dos Jovens Titãs, então estar perto dela parecia interessante para o criminoso.

Para impressionar o pai, Enigma já trabalhou com o Exterminador, com os Titãs da Costa Leste e passou um longo período obedecendo as ordens do pai. Após um desentendimento onde ela feriu a reputação do Charada, tudo leva a entender que ele matou ela a sangue frio.

O Charada da DC já assumiu o controle total de Gotham

Charada já tomou o controle de Gotham

Edward Nygma teve um reboot nos quadrinhos conhecidos como Os Novos 52. Na saga, ele era uma analista de confiança das Empresas Wayne. Era um período onde o próprio Bruce havia apenas iniciado sua jornada de luta contra o crime. Então a DC colocou o Charada como um dos primeiros vilões que ele enfrentou nessa fase.

Nesse período Nygma se une ao Doutor Morte e domina Gotham. Claro que ele não podia deixar de lançar um grande desafio para a cidade com consequências nada agradáveis. Por fim, Doutor Morte é derrotado pelo Batman e o Charada explode o reservatório de água, aumentando o drama da cidade.

Uma grande aliança do Homem-Morcego com a força policial e Luciux Fox, dirigente das Empresas Wayne, consegue parar o Charada, enviando ele para o seu lar favorito: o Asilo Arkham.

Ele tinha duas parceiras de crime chamadas de Echo e Query

Query e Echo, ajudantes do Charada

A DC sempre mostrou o Charada como alguém solitário em sua vida de crime, com dificuldades em suas relações sociais. Mas não foi sempre assim. Em 1989, durante a saga conhecida como Origens Secretas, duas mulheres conhecidas como Query e Echo se juntaram ao vilão em sua recém começada carreira de crime.

A loira e a morena, tinham acabado de sair de um clube de dominatrix para ganhar suas vidas roubando lojas de conveniência. Certa noite em um desses roubos, elas esbarram com o Charada que fazia exatamente a mesma coisa no local. Então o vilão convence elas a trabalhar para ele.

Echo e Query são de grande utilidade para Nygma, já que elas possuem grande habilidade em combate corporal, com armas brancas e de fogo. Além disso, elas pilotam barcos, motos e carros. Com certeza uma excelente parceria para um vilão péssimo na hora de cair na porrada.

Charada passou 20 anos sem aparecer nos quadrinhos da DC

Charada quadrinhos da DC antigo

O Charada apareceu a primeira vez nos quadrinhos da DC em 1948. Mas ele era apenas um vilão de terceira categoria, ficando ausente das revistas do Batman até 1965. No entanto, um evento inesperado mexeu com o mundo de Gotham e mudou a história do Charada para sempre: a série pateta de TV do Batman de 1966.

A série do Batman dos anos 60, da ABC, não é levada muito a sério. Parecia que um dos Três Patetas tinha vestido o uniforme e saído por aí falando que era vigilante. Mas foi esse programa que apresentou a grande galeria de vilões do Homem-Morcego para o mundo e o Charada não foi diferente. Aliás, o personagem interpretado por Frank Gorshin brilhou no programa, no que para muitos é a versão definitiva do vilão.

Apesar de ter durado apenas 3 anos na TV, a popularidade do Charada na DC mudou completamente a partir disso. De esquecido, ele foi alçado a não só um dos maiores vilões do Batman, mas também da própria DC.

Duas músicas foram feitas em sua homenagem

Frank Gorshin Charada música

A nova geração não vai se lembrar do caricato seriado do Batman dos anos 60. Mas até agora a versão definitiva do charada nas telas foi interpretada por Frank Gorshin. Frank era músico, compondo “The Riddler”, em homenagem ao personagem.

The Riddle, canção de Nik Kershaw, remixada por Gigi D’Agostino, embora tenha o nome sugestivo, é baseada em Alice no País das Maravilhas. Mas uma homenagem ao Charada do Batman foi posta nos nos videoclipes da música.

Mais tarde o Rapper Method Man, também criou um música sobre o Charada para o filme Batman Eternamente, de 1995.

Robin Williams quase interpretou o Charada na DC

Robin Williams Charada

Como todos sabem, Jim Carrey interpretou o Charada em Batman Eternamente de 1995. Foi um versão cômica e maluca, inspirada nos desenhos e no momento da carreira do ator, conhecido por papéis cômicos exagerados. Mas o personagem poderia ter ganhado outra abordagem na mão de Robin Williams e por pouco não aconteceu.

Um pouco tempo antes, em 1991, tivemos Batman: O Retorno, onde o Pinguim deu as caras como antagonista principal. Mas nesse filme já havia o interesse de trazer o Charada de volta às telas. Ele seria o principal vilão do filme e o roteiro escrito tinha o ator Robin Willians em mente para interpretar o personagem.

Robin Williams sempre quis interpretar um vilão do Batman, mas nunca conseguiu. No entanto, ficou no quase duas vezes. Em 1989, a Warner queria Jack Nicholson como Coringa, mas o ator recusou. A empresa então abordou Willians, usando ele como chantagem para atrair Nicholson para o papel.

Em Batman Eternamente, Willians também estava em negociações para viver o Charada. Mesmo com todo o lobby do próprio ator, a Warner acabou escolhendo Jim Carrey para o papel.

Claro que Williams poderia ter feito um trabalho incrível como qualquer vilão do Batman. Nos resta imaginar como seria sua abordagem. Talento ele tinha de sobra.

Charada da DC tem sua própria montanha-russa

Montanha-Russa em homenagem ao Charada

Não é qualquer personagem que tem seu nome em uma montanha-russa. Mas a montanha conhecida como A Vingança do Charada (The Riddler’s Revenge), ainda é uma daquelas de respeito. É uma das maiores do mundo e custou US $ 14 milhões ao parque Six Flags Magic Mountain dos EUA.

O Riddler’s Revenge tem 1.330 m de comprimento e 48 m de altura. Tem velocidade máxima de 105 km/h e possui seis inversões, incluindo um loop vertical 38 m, dois loops de mergulho, um loop inclinado e dois saca -rolhas, famoso looping 360 graus. Os usuários experimentam até 4,2 vezes a força da gravidade no passeio de três minutos, um verdadeiro desafio digno do Charada. 

Ele seria o principal vilão do Cavaleiro das Trevas Ressurge e seria interpretado por Leonardo di Caprio

Leonardo di Caprio Charada

Os filmes do Batman de Christopher Nolan devolveu a empolgação para os filmes de heróis no geral e para muitos é a versão definitiva do herói. Após o segundo filme de Nolan, todos os vilões mais conhecidos do Batman já tinham sido usados: Ra’s al Ghul, o Espantalho, o Coringa e o Duas-Caras. Só tinha uma escolha óbvia para o terceiro filme: o Charada. Esse também eram os planos da Warner.

David Goyer, roteirista dos filmes do Homem-Morcego de Nolan, confirmou que após os recordes do Cavaleiro das Trevas, a Warner entendia que era o momento do Charada. O estúdio então foi até Nolan e sugeriu a escalação de Leonardo di Caprio para o personagem.

O ator e o diretor tinham acabado de trabalhar juntos em A Origem em 2008 e essa parecia uma escolha natural. Por algum motivo, Nolan decidiu que não era o momento do Charada e optou por colocar Bane no lugar. Mas caso o Charada fosse escolhido, Leonardo dei Caprio teria grandes chances de conseguir o papel e certamente teríamos muito mais memes dele, além de uma atuação brilhante.

Gosta do Universo da DC? Leia também!

Com informações da Wikipédia, Site oficial da DC e ScreenRant

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here