E aí Mina-san tudo bem com vocês? Finalmente após 4 longos anos de espera Bungo Stray Dogs está de volta. Então podemos acompanhar as aventuras da agência de detetives paranormais em seus embates mortais, tudo pela paz da cidade de Yokohama.
Confira o trailer da nova temporada:
Índice do artigo
Nome: Bungo Stray Dogs Temporadas/Episódios: 1ª Temp. 12 Episódios Estúdio: Bones Lançamento: 2016 Temporada/Episódios: 2ª Temp. 13 Episódios Estúdio: Bones Lançamento: 2016 Temporada/Episódios: 3ª Temp. 12 Episódios Lançamento: 2019 Estúdio: Bones Temporada/Episódios: 4ª Temp. Em Andamento Lançamento: 2023 Estúdio: Bones Gênero: Shonen - Drama - Ação - Comédia - Sobrenatural - Ficção
Bungo Stray Dogs é uma animação baseada no mangá de mesmo nome escrito pelo Mangaká Kafka Asagiri e ilustrado por Sango Harukawa. Em 2012 o mangá foi serializado na Revista Young Ace da Editora Kadokawa Shoten. No Brasil o Mangá é lançado pela Editora Panini.
Com a popularidade da obra, em 2016 ganhou a animação pelo Estúdio Bones, que lançou duas temporadas no mesmo ano. Após isso, com um intervalo de 3 anos mais uma temporada foi lançada.
E agora com os fãs sem esperanças surge a 4ª temporada depois de um intervalo de 4 anos. A nova temporada do anime estreou no dia 04 de Janeiro deste ano, com lançamento semanal pela Crunchyroll.
Logo após ser expulso do orfanato em que vivia Atsushi Nakajima, encontra-se morrendo de fome debaixo de uma ponte. Decidido a fazer qualquer coisa para se manter vivo, ele pensa em roubar a primeira pessoa que aparecer.
Mas ao invés de prejudicar alguém ele acaba salvando uma pessoa que estava se afogando no rio. Porém o jovem chamado Osamu Dazai era apenas um suicida que esperava ter uma morte limpa.
O confuso Atsushi acaba sendo arrastado por Dazai que se apresenta como detetive da Agência de Detetives Armados. Ele e seu parceiro Kunikida Doppo estão na região procurando um tigre branco que tem causado muitos problemas.
Então Atsushi relata que precisa fugir, pois o tigre está atrás dele, desde que morava no orfanato. Por isso Dazai cola no jovem fazendo com que Atsushi coopere com as buscas. Dazai decide emboscar o tigre usando Atsushi de isca. E é quando a vida do jovem Atsushi começa a mudar para sempre.
Claro que não consigo falar de todos os personagens aqui, afinal temos muitos mas alguns merecem ser mencionados. Lembrando que durante a história alguns personagens são mais explorados o que aumenta ainda mais o apego por eles.
A história é vista pela perspectiva de Atsushi, o jovem órfão criado em um orfanato que por conta de seus poderes recebeu uma educação bem distorcida. O fato dele ser um protagonista me surpreende muito, afinal ele era constantemente torturado desde pequeno.
Mas sua essência é bondosa, a ponto de preferir não compreender que ele é um paranormal e por isso não entender o porquê de tanto sofrimento. Atsushi prefere acreditar nas pessoas, e sempre se menospreza, às vezes ele nem parece o protagonista.
O fato da série contar com muitos personagens poderosos e cativantes faz com que nossa percepção de protagonismo seja menor. Passamos a ver o grupo como mocinho e não somente um indivíduo.
Mesmo assim quando necessário Atsushi mostra serviço direitinho, seus instintos são bem afiados, afinal ele é o “Tigromen” (Tigre Homem), então quando se trata de instintos não tem para ninguém. Ainda que o jovem não tenha experiência como detetive, ele se torna muito eficiente nas batalhas e quando o assunto é salvar pessoas ele é um dos melhores.
Por outro lado temos Akutagawa um baita vilão, que assim como Atsushi teve uma infância sofrida repleta de dor e desespero. Porém foi acolhido pela Máfia do Porto, por isso o lado vilanesco do personagem aflorou muito mais.
Akutagawa controla Rashomon, podemos descrever como sendo uma besta negra que sai de suas vestes. Muito versátil tanto na defesa quanto no ataque, ele odeia com todas as forças a existência de Atsushi que é o oposto dele.
Mas ainda que estejam em lados opostos e se odeiem, quando necessário se unem para atacar um inimigo em comum. Por mais irônico que seja, os dois se entendem muito bem, talvez pela história parecida, ou por simplesmente terem o mesmo mentor.
Com toda certeza Akutagawa é muito forte, mas seu poder exige muito de seu corpo, impiedoso, inteligente e focado uma combinação bem perigosa para seus inimigos.
Ta aí um personagem bacana. Dazai costuma ser frio e calculista, além de ser um paranormal é muito bom em deduzir e desvendar as situações. Claro que quanto a habilidade de dedução ele não é tão impressionante quanto o Ranpo, mas não fica muito atrás.
Dazai tem um passado bem sombrio, ele era um importante integrante da Máfia do Porto, e participou de muitas operações ceifando vidas. Tudo isso para buscar o sentido da vida, graças a um conselho final de um amigo que decide mudar de lado. E ao invés de tirar vidas, Dazai começa a protegê-las.
Enquanto membro da Máfia do Porto Dazai foi o mentor de Akutagawa, e o ensinou a sobreviver de forma fria, e sem nenhum tipo de empatia. Em contrapartida agora como membro da Agência de Detetives tornou-se mentor de Atsushi. Mas com ensinamentos mais brandos e educativos bem diferente de seu pupilo anterior.
O que resultou na alta rivalidade entre Akutagawa e Atsushi, pois todo reconhecimento e atenção que Akutagawa almeja ter a Atushi obteve. E na visão de Akutagawa o jovem Atsushi é patético demais para ter um mentor tão bom quanto Dazai.
E mesmo sabendo de tudo isso, Dazai utiliza toda frustração de Akutagawa para benefício de todos, ao meu ver ele é bem mais frio e calculista do que parece.
Sim! Com toda certeza! Faz tempo que parei de escolher animes pelas sinopses, confesso que a maioria delas engana muito bem. Mas nunca resisto a um personagem bonito! Pois é um rostinho bonito sempre faz a diferença.
Mas não é só isso, todos os personagens possuem personalidades bem cativantes e únicas dentro da trama. Sem contar que temos um roteiro bem construído que alterna presente e passado de forma bem eficiente.
Enquanto o cotidiano do presente é bem colorido, com muito alívio cômico, o passado é mais sombrio com um humor moderado. Mas tanto no passado quanto no presente as cenas de ação são constantes.
É difícil escolher um personagem favorito, todos tem seu encanto até mesmo os vilões. Muitos tem até seu momento de redenção. Na 1ª e 2ª temporada conhecemos muitos personagens e suas motivações.
Na 3ª temos uma pegada mais sombria, conhecendo outra parte do passado do Dazai. De como era sua vida na Máfia do Porto, e já engata na apresentação do novo vilão brabíssimo!
E na atual 4ª temporada finalmente entendemos como começou a Agência de Detetives Armados. Bem como a importância do personagem Ranppo, e o porque ele é o coração da agência.
Confesso que estou com muito receio desta temporada, os personagens estão tentando se recuperar do último conflito que testou seus conceitos de moralidade. Não acompanho o mangá e estou fugindo dos spoilers. Por isso tenho medo que algum personagem seja morto. O que não é impossível…
Mesmo assim não perco um episódio sequer!
Na Crunchyroll claro! E se você não gosta de assistir legendado não se preocupe, é possível escolher audio dublado em PT-Brasil. Lembrando que a temporada atual ainda não está dublada, mas logo a plataforma corrigirá isso.
Que reforçar a qualidade deste anime, muito ação e mistério o roteiro mantém um ritmo fluido, não tem enrolação. Por isso as temporadas costumam ser curtas mas não fica a sensação de estar faltando algo. Costuma ter um final redondinho mas com gancho de continuação.
Design dos personagens bem bonito, e uma animação na média. A trilha sonora é bem cativante e está sempre presente na minha playlist. Estou muito feliz com a volta desse anime e espero que ele seja completamente adaptado.
E você já assistiu Bungou Stray Dogs? Quer falar mais sobre ele? Comenta ai o que você está esperando da nova temporada!
Ja nee!!