Após ver Wandavision da Marvel, estou surtando! Que obra de arte! Fazia muito tempo que não sentia tantas emoções em uma única série. Só tenho a dizer que eu amo a Wanda!
Índice do artigo
Nome: WandaVision Temporadas/Episódios: 1ª Temp. 09 ep. Lançamento: 2021 Produção: Marvel Studios Gênero: Ação - Romance - Comédia - Drama - Heróis - Ficção Científica
WandaVision é uma minissérie baseada nos personagens da Marvel Comics Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate e Visão. A série foi produzida pela Marvel Studios em Janeiro de 2021, e distribuída pela plataforma de stream Disney+.
Logo após os eventos de Vingadores: Ultimato, Wanda e Visão começam a viver uma vida de casal feliz na cidade de Westview em Nova Jersey. Aparentemente o casal vive na década de 50, e se esforça para manter seus poderes em segredo se seus novos vizinhos.
Mas em alguns momentos Wanda e Visão percebem que as coisas não estão indo muito bem. Por isso, coisas estranhas começam a interromper a felicidade do casal.
Como falei no começo desse texto, fazia muito tempo que não assistia uma série que instigava várias emoções. A cada episódio humor e suspense caminhavam juntos, e fazia com que teorias miraculosas brotassem na minha cabeça.
A Marvel tem esse poder de mexer com o telespectador e cativar a curiosidade a tal ponto que se torna impossível não pensar na série a todo momento. Diálogos bem construídos com um roteiro sólido. Ainda que seja possível questionar vários acontecimentos, a história teve começo meio fim bem formulados.
Claro o universo da Marvel é gigante, então como as histórias dos personagens sempre recomeçam, com novas origens e aventuras, é inevitável que nós enquanto fãs comecemos a questionar vários pontos.
Aí que entra a genialidade da série WandaVision, tudo que conhecemos dos quadrinhos e filmes vistos até agora, foi jogado em um liquidificador e servido na série. Sim, temos várias referências de quase todas as versões da história da Feiticeira Escarlate, e não ficou ruim, pelo contrário ficou muito bom.
É impossível eu falar da série sem dar spoilers, então se você ainda não assistiu, tenha em mente que desta vez não vou me segurar!
Demorei alguns meses para assistir a série, e confesso que me esquivar dos spoilers foi muito difícil, mas eu consegui! Embora alguns comentários tenham sido inevitáveis. A maioria era de confusão com a história, afinal o primeiro episódio é um sitcom com o casal Wanda e Visão, convivendo na década de 50. Por isso o episódio é preto e branco e gravado nos formatos da época.
Cada episódio de WandaVision da Marvel faz alusão a um período da história da televisão, conforme as décadas vão passando tudo ao redor do casal vai evoluindo. Muitas coisas não encaixam na vida dos dois, e com isso o mistério só aumenta. Coisas estranhas acontecem em alguns momentos, levantando vários questionamentos quanto ao rumo da série.
Mas o humor está presente em quase toda série, à medida que a história evolui um tom mais sombrio começa a tomar conta da história. Percebemos que muita coisa está errada naquela cidade, e milhões de perguntas começam a brotar na nossa cabeça.
A trama de Wandavision da Marvel, faz o telespectador procurar por vários vilões, Mephisto um dos vilões mais icônicos da Marvel é o mais cogitado. Mas a série vai deixando tantas pistas que ficamos sem chão, personagens importantes aparecem, e a história começa a criar forma de origem da poderosa Feiticeira Escarlate. Pois até então não havíamos tocado nesse nome.
Que mulher minha gente! Para as pessoas que só conhecem os filmes mais atuais, com certeza foi uma grande surpresa saber o quão poderosa ela é. Eu conheço Feiticeira Escarlate dos tempos dos desenhos dos X-Men, me lembro que ela era filha do Magneto e uma bruxa muito poderosa, sempre oscilando entre o bem e o mau.
O que é totalmente justificável, visto que pegaram a coitada pra Cristo, que vive um mar de sofrimento, perdendo constantemente aqueles que são importantes para ela. Claro que qualquer um teria um colapso nervoso. Enfim a série traz muito dessa triste sina da Wanda.
Com todo seu poder ela recria seu mundo perfeito em Wandavision da Marvel, nos moldes de vários sitcoms que ela era fã. Uma cidade inteira fica sob seu controle, e ela consegue recriar o Visão perfeitamente, além de sua personalidade ele continua poderoso.
E dentro daquele mundo finalmente ela conquista a família que ela sempre sonhou ter. Claro que para que ela seja feliz, todos os habitantes da cidade pagaram o preço, então por mais que o telespectador tenha empatia por ela, da mesma forma temos pelos cidadãos que estão sendo controlados e aprisionados dentro daquele mundo.
O Visão está perfeito no seriado WandaVision da Marvel, Wanda recriou ele muito bem. Mesmo sendo produto da mente dela, ele também está aprisionado naquele mundo. Ele não tem suas memórias dos acontecimentos antes de chegar na cidade de Westview, afinal ele morre na batalha contra o Thanos.
Ele não lembra nada nem mesmo sobre os vingadores, a única coisa que ele sabe é que ele ama a Wanda e quer ter uma vida com ela. Acompanhamos o cômico cotidiano dele, no trabalho e vida social.
Mas apesar de ser criado pela Wanda, ela tenta não interferir nas ações dele como ela faz com os outros habitantes da cidade. No entanto, Visão questiona várias coisas, e percebe que algo está errado, mas ele não sabe onde começa o problema.
Wanda tenta manipular os fatos que acontecem ao redor deles, mas ela não interfere diretamente na mente do Visão. Mesmo assim, ele investiga, e questiona sua esposa, e tenta ser a voz da consciência dela, fazendo-a refletir em suas ações.
A SHIELD não existe mais, depois da infiltração da HYDRA a organização foi encerrada. Agora em Wandavision da Marvel, a força tarefa que cuida desses problemas com os Vingadores é a S.W.O.R.D. Temos a apresentação de novos personagens como a Capitã Monica Rambeau, e a volta de outros.
Mais uma vez a intervenção militar é uma porcaria. O atual diretor da S.W.O.R.D. contribuiu muito para o colapso da Wanda, em nenhum momento ele teve empatia pela perda dela. E tratou o Visão como uma potencial arma militar.
Agora temos uma Feiticeira Escarlate extremamente poderosa, que passou por vários traumas, com uma mente frágil e se ela surtar de novo ninguém vai conseguir deter ela.
A Capitã Mônica e seus aliados, são as únicas pessoas que se preocupam com Wanda e todas as pessoas da cidade, mas eles não possuem autoridade, então só resta lutar contra o sistema para tentar ajudar a resolver tudo.
Temos milhares de referências durante a série, se duvidar temos até referência da referência. Começamos com o formato da série. Wanda era viciada em séries de TV estilo sitcom, por isso cada episódio homenageia alguma série famosa referente a década que está se passando o episódio.
Desde a abertura até o formato dos diálogos nos levam a uma viagem no tempo de várias séries famosas. E temos referências sobre os próprios acontecimentos no universo da Marvel. O melhor exemplo disso é o irmão da Wanda, Pietro Maximoff.
Sabemos que o Mercúrio morreu na luta contra o Ultron, certo? O ator que interpretou esse Mercúrio é o Aaron Taylor-Johnson, mas o Mercúrio que apareceu na série foi Evan Peters que nada mais é que o Mercúrio da franquia X-Men da Fox. Genial!
Todas as propagandas que aparecem no meio do programa da Wanda, também são cheias de referências. Como por exemplo a propaganda da torradeira das empresas Stark. Na propaganda uma luzinha fica apitando e piscando até a torrada ficar pronta, exatamente como a bomba que matou os pais da Wanda, que também era das empresas Stark.
Se você é caçador de easter eggs esse WandaVision vai te deixar maluco!
O nível de produção de WandaVision da Marvel, não fica atrás de nenhum filme produzido pelo estúdio. O roteiro é extremamente envolvente, ele explica bem os acontecimentos, temos lacunas propositais para outras produções e alguns pontos a serem questionados. Os pontos de questionamento servem para discussões acaloradas entre os fãs ou podem ser furos mesmo, nunca saberemos!
Os efeitos audiovisuais estão pra lá de maravilhosos, a trilha sonora sempre traz algum gatilho para a próxima cena. A maquiagem dos personagens está muito bem feita, quanto a qualidade dos efeitos eu só tenho a elogiar, a série está realmente muito bonita.
E o que falar dos atores, precisamos tirar o chapéu para Elizabeth Olsen e Paul Bettany. Os dois estão muito afiados esbanjando talento. E não são somente os protagonistas que arrasam, toda a equipe está ótima. Conseguimos perceber isso com mais facilidade pois a trama nos mostra uma farsa criada pela Wanda, por isso em fração de segundos os personagens alteram suas personalidades, é fantástico.
A animação nas batalhas tá ótima, não esperava menos, afinal é da Marvel que estamos falando.
Amo falar de coisas boas. Quando gosto da produção tenho que me policiar pra não “rasgar muita ceda”, mas WandaVision da Marvel merece ser enaltecida. Eu fico muito feliz quando explicam direito os personagens, achei um crime o que fizeram com Capitã Marvel então me sinto de alma lavada ao contemplar a origem da Feiticeira Escarlate.
Embora eu seja fã de quadrinhos, eu só faço coleção de mangá, então o acesso as HQ’s são no modo alternativo ou emprestadas, mesmo assim não consigo acompanhar todos os personagens que gosto. Então eu sempre fico na expectativa quando as séries são anunciadas.
E WandaVision superou e muito, ela me fez rir e chorar muuuuito. Cada referência que apareceu na série me fez lembrar de tanta coisa da minha infância, esse sentimento nostálgico me deixou muito feliz.
Não sei o que esperar, não temos anúncio de uma segunda temporada, acredito que muita coisa irá se desenrolar em outras produções. Eu gostaria muito que ela tivesse um final feliz, mas não acredito que isso vá acontecer. Muitas perguntas pipocando na minha cabeça, espero respostas nas próximas produções.
E vocês o que acharam? Vocês gostam de teorias? Sempre que aparece uma produção de heróis eu dou uma olhada no canal Pipoca e Nanquim, os guris tem um baita conhecimento portanto acho bem pertinente o que eles falam eu recomendo viu! Ja ne!!
#PipocaMePatrocina xD