Todo filme pode ser encarado como subjetivo, então é normal que as pessoas tenham opiniões tão diferentes sobre certos filmes, seus enredos e seus personagens.
Essa subjetividade pode assumir muitas formas: provavelmente existe alguém por aí que acha que o Emoji: O Filme foi o melhor filme animado do ano passado, enquanto outra pessoa pode pensar que o Exterminador do Futuro 2 é uma farsa cinematográfica. Mas uma das maneiras mais divertidas de os fãs se expressarem é com teorias.
Às vezes, as teorias podem se tornar tão populares quanto os próprios filmes. Jar Jar Binks sendo um Sith Lord, todo filme da Pixar existente no mesmo universo, e Silva sendo o filho de M em Skyfall, todos permeiam a cultura pop há anos, mas é raro os criadores discutirem essas teorias. Afinal, quanto mais tempo elas ficarem nas rodas, melhor para os estúdios.
E o que dizer quando eles confirmam que as teorias são verdadeiras? Vários filmes populares tiveram algumas de suas teorias interessantes de fãs confirmadas pelos escritores, diretores e atores envolvidos, e, embora muitas delas não alterem, de forma drástica, a forma como você vê as histórias, o sabor extra que elas acrescentam pode tornar aquela tarde com os amigos revendo os filmes, muito mais interessante.
Acompanhe a seguir oito vezes em que os criadores se envolveram nas discussões de taverna, de nós plebeus e entraram no jogo, confirmando as teorias.
Índice do artigo
Confesse, depois do fracasso dos primeiros filmes do Wolverine, nem o mais otimista poderia imaginar o quanto Logan seria bom. Violento e sujo ao melhor estilo Wolverine, bem roteirizado e com uma excelente dose de emoção, o filme também mostrou uma cena de morte devastadora, com despedida agridoce a um personagem que seguimos por 17 anos.
Só que muitos fãs, depois de algum tempo, perceberam uma conexão entre essa cena da morte do Wolverine e uma cena rápida do filme anterior, Wolverine: Imortal. Especularam que essa morte havia sido predita de forma inteligente bem debaixo de nossos narizes.
Em Wolverine: Imortal, Logan conversa com Yukio, uma mutante que pode prever a morte das pessoas. Aqui, ela diz a ele que o viu morrer e continua descrevendo sua morte para ele: "Eu vejo você deitado de costas, há sangue por toda parte. Você está segurando seu próprio coração em sua mão."
E é exatamente assim que Logan encontra seu fim; deitado de costas, com um grande buraco ensanguentado no estômago, apertando seu "coração" - nesse caso, a mão de sua filha. Depois de interagir com um fã no Twitter, o diretor James Mangold confirmou que estava plantando algo nessa cena em Wolverine: Imortal.
Peddler é um personagem que aparece bem rápido no início de Aladdin, dando ponta pé na história do filme, apresentando a lâmpada mágica e nos dizendo como "uma vez mudou o curso da vida de um jovem".
Durante anos, os fãs assumiram que esse personagem era, na verdade, o Gênio - apenas disfarçado. Uma das pistas é que ambos foram dublados por Robin Williams (e ambos eram bastante excêntricos), essa suposição parecia correta, mas sem nenhuma confirmação oficial, não havia como saber com certeza.
Depois de mais de duas décadas, em 2015, a confirmação oficial chegou na forma de uma entrevista com os diretores Ron Clements e John Musker. Clements declarou que o vendedor ambulante sempre foi o gênio, e que uma revelação no próprio filme foi planejada no início:
"Eu vi algo que especula que o mascate no início de Aladdin é o Gênio. Isso é verdade! Essa era toda a intenção, originalmente. Nós até tivemos isso no final do filme, onde ele se revelaria o Gênio. .. apenas depois de mudanças na história e algumas edições, retiramos a revelação do final. "
Na mesma entrevista, os diretores também riram de um boato de que Aladdin estava em um futuro pós-apocalíptico. Digamos que nesse último caso, os fãs exageraram nos cogumelos.
Uma das cenas de abertura de Homem de Aço mostra Clark Kent trabalhando em um barco de pesca, tentando viver uma vida humana pacata. Depois que o barco recebe uma chamada de socorro de uma plataforma de petróleo próxima, ele não se segura e parte para a ação, usando seus superpoderes para salvar os trabalhadores presos lá dentro.
Clark acaba flutuando na água depois que o equipamento explode e, de alguma forma, ele acaba perto do continente, onde ele rouba algumas roupas e rapidamente foge da cena. Claro que isso não foi erro de corte, pelo menos nos fizeram acreditar nisso.
Será que o Free Willy ajudou Clark? Não ninguém pensou nisso. Essa é uma pergunta que incomoda os fãs há anos. Muitos suspeitaram que Aquaman estava envolvido de alguma forma - pelo fato dele saber tudo que se passa nos ramos de exploração envolvendo água - e isso rapidamente se tornou a uma das teorias que os fãs mais comentavam. E alguns anos depois, essa teoria dos fãs foi confirmada.
Em entrevista ao DC All Access, Jason Momoa revelou que seu personagem salva o Superman, algo que o diretor Zack Snyder tinha planejado desde o início:
”Vou te falar algo interessante, que infelizmente não está em O Homem de Aço, mas Zack (Snyder) me confirmou que realmente aconteceu. Logo após o Superman salvar as pessoas da Plataforma de Petróleo e cair no mar, ele se encontra com Aquaman. Me lembro que Zack disse, ‘Aquaman o salvou nessa oportunidade, então os dois já se encontraram.’ Por isso quando Bruce pergunta, ‘Já ouviu falar do Superman?’ Arthur já o conhece.”
Snyder às vezes capricha nos seus Easter Eggs, e esse pode ter sido um dos seus melhores.
Durante anos, os fãs esperaram roeram as unhas na expectativa de ver o Homem-Aranha introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel, e quando o dia finalmente chegou, houve aplausos por toda parte.
O personagem tem se saído bem no MCU até agora, com uma virada na cena da Guerra Civil, um filme solo fantástico e um arco emocional consistenet na Guerra Infinita. Mas havia algumas pessoas que acreditavam que o personagem havia aparecido no MCU, muito antes de sua "estréia" no terceiro filme do Capitão América.
No final do Iron Man 2, um exército de drones ataca a Stark Expo, fazendo com que seus convidados corram por suas vidas. No entanto, um rapaz corajoso - vestindo uma máscara de Homem de Ferro - quase vira picadinho , antes do Homem de Ferro, de verdade salva-lo. Os fãs vinham teorizando que esse garoto era Peter Parker e, em meados de 2017, o atual Homem-Aranha, Tom Holland, confirmou que isso era verdade.
Falando ao The Huffington Post, Holland disse que era mesmo o Peter Parker, antes de mencionar que ele havia discutido esse mesmo assunto com Kevin Feige - o presidente da Marvel Studios. Parece que essa teoria foi mesmo confirmada.
Dumbledore sendo a morte não é algo que parece fazer muito sentido; Dumbledore não é um herói, e a morte o inimigo final? Agora você precisa fazer uma forcinha pra se desprender disso.
Os fãs examinaram durante anos O Conto dos Três Irmãos (que aparece como uma seqüência animada no final do filme Relíquias da Morte: Parte 1) e começaram a encontrar um número chocante de paralelos entre o velho mago e a personificação da morte que aparece na história.
O Conto dos Três Irmãos começa com um trio de magos que evitam as garras da Morte. Como recompensa, a Morte concede a cada um deles um presente: um irmão pega a poderosa Varinha Élder, outro pede uma Pedra da Ressurreição e o terceiro pede uma Capa da Invisibilidade. Esses objetos são as Relíquias da Morte.
Mas a história não termina tão bem para dois desses irmãos. O primeiro irmão - depois de se gabar do poder de sua varinha - é morto enquanto dorme, e o segundo irmão se mata para ficar com a mulher que ama, depois de descobrir que a Pedra não poderia realmente trazê-la de volta à vida. O terceiro irmão vive até uma idade avançada, onde ele remove sua capa, dá a seu filho e cumprimenta a morte como um velho amigo.
Dizem que esses irmãos representam Snape (que amava a falecida Lily Potter), Voldemort (que era obcecado pelo poder da Varinha dos Anciões) e Harry (que usa a Capa da Invisibilidade, que seu pai possuía antes dele), mas JK Rowling também confirmou que Dumbledore é a personificação da morte.
Mas como? Bem, Dumbledore possuiu cada uma das Relíquias em um ponto ou outro, e ele até dá a Harry a Capa no primeiro filme.
Além disso, Dumbledore poderia ser considerado responsável pelas mortes de Snape e Voldemort, e também é ele quem cumprimenta Harry - como um velho amigo - na estação de King's Cross, depois que o jovem mago cicatrizado "morre" nas mãos de Voldemort.
Meio que explode mentes, não?
A localização da Pedra da Alma foi um dos maiores pontos de interrogação em Vingadores: Guerra Infinita, e nenhuma viva alma conseguiu prever seu verdadeiro esconderijo: no planeta Vormir, sendo guardado pelo Caveira Vermelha.
Thanos consegue adquirir a Pedra sacrificando Gamora, e no final do filme (depois de erradicar metade do universo), ele acorda em um estranho reino tingido de laranja, onde é saudado por uma jovem Gamora. Os fãs teorizaram que este reino era o Mundo das Almas, que existe dentro da Pedra da Alma, e é um lugar onde almas ficam dando um rolé após morrerem.
O diretor Joe Russo visitou recentemente uma escola de ensino médio em Iowa, onde ele respondeu algumas perguntas dos alunos sortudos. Quando perguntado sobre a jovem Gamora e o que estava acontecendo no final do filme, Russo disse o seguinte:
"Sim, está implícito que é a Pedra da Alma. É toda laranja ao redor, então ele está [Thanos] dentro da Pedra da Alma com a quantidade de poder que levou para estalar os dedos. Quando ele entra na Pedra da Alma ele tem esse tipo de conversa com a versão mais nova de sua Gamora ".
Russo confirmou que Gamora estava dentro da Pedra da Alma, deixando a entender essa dimensão conhecida como Mundo das Almas e que ela poderia retornar em Vingadores 4 e Guardiões da Galáxia. 3
Quando Mulher Maravilha chegou aos cinemas, os espectadores de todo o mundo ficaram impressionados com a performance de Gal Gadot e a qualidade geral do filme. Todo o deslumbre com o filme, não impediu os olhos atentos dos fãs nos pormenores das cenas.
Uma delas é referente ao personagem Chefe que nem aparece muito, mas o suficiente para os fãs mais ligados desconfiarem que era muito mais do que aparentava. Quando Diana encontra ele pela primeira vez, eles têm uma breve conversa em Blackfoot. Algumas das conversas não recebem legendas em inglês, incluindo a parte em que Chefe se apresenta como Napi , que – de acordo com o folclore dos nativos americanos – é um deus da criação. Então, isso significa que o chefe é, na verdade, um semideus?
Bem, de acordo com, Eugene Brave Rock, ator que faz o Chefe, o personagem é isso e um pouco mais. Quando Beth Elderkin, do io9 , foi ao Twitter para perguntar a Brave Rock se “o personagem do Chefe é um semi-deus também, ou era [a conversa] uma piada interna entre ele e o filme”, o ator respondeu que era herói e também semideus na cultura de Blackfoot “.
Esse não é apenas um boato confirmado dos fãs. Tudo indica que certamente não foi a última cena de Chefe na série Mulher Maravilha.
Faz algum tempo que os fãs veem muitas semelhanças entre a história bíblica e o Robocop original. O diretor Paul Verhoeven confirmou isso e ainda explica por que seu filme é uma alegoria de Cristo e sugere como o Jesus americano poderia ser:
O ponto do Robocop , é claro, é uma história de Cristo. É sobre um cara que é crucificado nos primeiros 50 minutos, e então é ressuscitado nos próximos 50 minutos, e então é como o supercop do mundo, mas também é uma figura de Jesus enquanto ele caminha sobre a água no final. Andar sobre a água era na fábrica de aço em Pittsburgh, e havia água lá, e coloquei algo embaixo da água para que ele pudesse andar sobre a água e dizer aquela linha maravilhosa: "Eu não estou mais prendendo você". vou atirar em você. E esse é, claro, o Jesus americano.
Algumas dessas teorias confirmadas são realmente a cereja do bolo, pensadas como Easter Eggs e devem dar um brilho nos olhos dos criadores, quando descobertas. Outras apenas são convenientes e parecem divertir os criadores. De qualquer forma estar certo sobre uma dessas teorias proporciona uma aura extra de poderes nas rodas de discussões nerds. Se sua aposta estava certa, aproveite bem o seu reinado!