spot_img
HomeJogos5 Melhores Jogos de Luta Lançados no SNES

5 Melhores Jogos de Luta Lançados no SNES

Hoje é dia de relembrar alguns dos clássicos dos jogos de luta da era 16-bits. Relembrar dos calos nos dedos causados pelo bendito direcional do SNES, ou da técnica secreta de usar a camiseta no direcional para usar um ataque especial, ou até aquela apelação básica do chutinho na canela no canto da tela. (Quem nunca usou que atire a primeira pedra).

Seja lá qual for suas melhores memórias sobre essa época, uma coisa é certa, eram dias divertidos, onde você reunia seus amigos na sala pra jogar aquele jogo de porrada! Que fazia os especiais na sorte (ou no desespero), aprendíamos os golpes com os amigos, ou com sorte, ter uma revista listando tudo o que havia no jogo.

A seguir vou listar os 5 jogos de luta que eu mais joguei na época do Super Nintendo, eles não seguem uma ordem de qual o melhor, mas sim os que eu mais me diverti jogando.

Super Street Fighter II

Sem dúvidas esse foi o jogo de luta que mais joguei no Super Nintendo. Não tem quem não conhecia na época. O jogo ganhou várias versões, entre elas, tiveram novos personagens, melhorias nos gráficos, introdução das barras de especias, fora as roms hacks que você jogava nos fliperamas da vida, onde os personagens voavam e saiam da tela. A franquia faz sucesso até hoje, e com certeza uns dos motivos do sucesso vem dessa época. O jogo era referência nos jogos de luta na época. Era muito divertido e desafiador, principalmente o último chefe Bison, eu tentava zerar o jogo com vários personagens para ver o seu final, mas com alguns era quase impossível derrotá-lo.

Mortal Kombat II

 

 

Uma das mais polêmicas franquias de jogos de todos os tempos com seus Fatalitys e sangue pra todo lado. Mortal Kombat teve seus jogos censurados em vários países, inclusive no Brasil. Mortal Kombat inovou nos jogos de lutas introduzindo os Fatalitys, que eram finalizações brutais que o jogador “podia” executar o adversário ao vencer a partida, digo podia, porque era extremamente difícil saber como executar, pois o jogo não lhe dava nenhuma dica, ou você aprendia com um amigo que conhecia ou numa revista de vídeo game. Era muito legal quando você jogava com os amigos e alguém já tinha aprendido um Fatality novo. Um fato interessante é que até o terceiro jogo da franquia, o jogo foi todo filmado com pessoas reais, toda movimentação e golpes eram executados por atores e capturados por câmeras e depois eram adicionados os efeitos especiais. Mortal Kombat 2 talvez não seja o melhor da época, muita gente considera o 3 como o melhor, mas pra mim o 2 com certeza foi o que eu mais joguei e me diverti.

Samurai Shodow

O que mais me encantava em Samurai Shodow era sem dúvidas a temática oriental, samurais, ninjas e espadas. O que pode dar errado quando se junta tudo isso? Eram poucos os jogos de luta na época em que os participantes usavam armas, a maioria ia no braço mesmo. Eu me divertia muito jogando Samurai Shodow, tinha algumas mecânicas diferentes, como o encontro de armas onde você disputava força contra o adversário, apertando os botões rapidamente(era o terror dos donos de locadora). Era possível perder sua arma durante a luta, e tinha que ficar pulando e desviando enquanto tentava recuperá-la no cenário, que provavelmente seu amiguinho sacana ficava bem em cima dela guardando caixão pra você não pegar. Existiam finalizações também, como os fatalitys, onde você podia decepar o adversário, mas eram de forma aleatória, quando você derrotava o adversário com um especial, ou pelo menos era assim que eu achava que funcionava.

Fatal Fury 2

O grande sucesso de Street Fighter elevou os jogos luta a outro patamar, e poucos jogos conseguiram ter relevância naquela época. Fatal Fury, é sem dúvida um deles. Confesso que eu joguei pouco jogos de luta, a parte mais divertida era o multi-player. Ganhar do seu amigo mesmo sem saber o que estava fazendo ;). Fatal Fury introduziu uma mecânica onde você conseguia se esquivar de golpes “pulando” pro fundo da tela, é como se existissem duas “linhas” onde os lutadores pudessem lutar. Isso, particularmente, causava muita confusão e frustração, pois bem na hora do especial o adversário pulava pro outro lado e todo teu esforço era em vão, sem contar quando acidentalmente você apertava “sem querer” o botão de troca de lado e ficava dando socos e chutes no vento. Mas tirando essa parte, que acredito que ninguém gostava, era um jogo muito bom a ponto de ter relevância e brigar com os gigantes da época.

Art of Fighting

Mais um jogo da SNK na lista, ela era muito empenhada em criar jogos na época né? Bem nem tanto, ela só foi ter a devida relevância depois de criar o consagrado King of Fighters, onde reaproveitou quase todos personagens de seus jogos anteriores. Art of Fighting é um deles, era aquele jogo que você escolhia quando queria jogar um de luta e todos os outros estavam alugados. Brincadeiras a parte, tem muita gente que ama a série, eu confesso que foi um dos que menos joguei na época e só conheci através de amigos e locadoras. Era um jogo de luta bem genérico na época, mas com um inusitado botão de taunt, que tinha a função de “provocar” o adversário, ou seja, tirar sarro do amiguinho quando você estava ganhando. O que mais me chamava atenção no jogo eram os mini-games entre uma luta e outra, e tinham vários! Entre inúmeros jogos de lutas tentando se destacar e aproveitar a hype de Street Fighter, Art of Fighting foi um dos poucos que conseguiu.

Por hoje é isso pessoal, todos eles me trazem boas lembranças, mas e vocês? Algum deles fez parte da sua infância?

ARTIGOS RELACIONADOS

Leia também

- Publicidade -spot_img