Vamos falar dos melhores MMORPG. Esse gênero é polêmico e apaixonante. Legiões de fãs disputam para ver quem escolheu o melhor game e adoram debater sobre isso com os amigos em reuniões nerds.
Muitas pessoas fizeram amigos para vida toda e até encontros românticos saindo das horas no pc para o mundo real. Então, o que torna esses jogos tão bons? Por que nos sentimos tão atraídos por eles?
Mas temos que concordar: nem todo mundo consegue jogar esse tipo de jogo. É preciso de tempo para as quests, pegar level e conseguir os itens. Alguns ainda preferem jogar vários jogos ao invés de um. Tudo bem, dá pra entender isso.
Embora muitos jogos MMORPGs sejam lançados, nem todos permanecem e acabam falindo. Até mesmo os melhores acabam um dia. Mas apesar de alguns deles terem nos deixado mais cedo, a diversão foi inesquecível. Vamos conhecer então a lista dos melhores MMORPGs de todos os tempos?
Índice do artigo
Antes de A Realm Reborn, a Square Enix fez uma tentativa de entrar no gênero MMORPGs. Então criaram Final Fantasy XI, um dos pioneiros do gênero. O sucesso foi enorme com pontos máximos da crítica e grande adesão de players.
Everquest suou um pouco na época que foi lançado esse jogo, em 2002. Os fãs aderiam com vontade ao mundo de Final Fantasy, que ganhava vida, com habilidades familiares, NPCs, empregos e, claro, Cid.
O jogo não atrai muito quem gosta de jogar solo. Conforme a dificuldade aumenta, o jogo exige que os jogadores se ajudem para passar pelos desafios. Carregado de conteúdo e com poucos bugs, é um jogo realmente impressionante para a época.
Atualmente ele possui uma versão apenas para PC. As versões para Xbox e Playstation 2 foram descontinuadas em 2016.
Neverwinter
No que diz respeito aos MMORPGs de console gratuitos, você não encontrará nenhum melhor do que Neverwinter da Cryptic Studios.
Baseado na franquia Dungeons & Dragons. É ambientado na cidade fictícia de Neverwinter de D&D, e o jogo é baseado no conjunto de regras da 4ª edição. Mas, é um jogo muito mais simples do que qualquer campanha de D&D.
Com o sistema de combate concentrado em oito habilidades, é parecido com Diablo. Por isso, é mais fácil para o jogador mais leigo entender e se ambientar.
É bem profundo e para um MMORPG gratuito. Seu principal diferencial é o player poder criar suas próprias masmorras e compartilhar com outros jogadores.
Por causa da capacidade de fazer seu próprio conteúdo e reproduzir outro conteúdo gerado pelo usuário, Neverwinter se tornou um dos melhores MMORPGs gratuitos por aí. Está disponível para PC, PS4 e Xbox One agora.
Tera faz muitas coisas que outros MMORPGs fazem, então podemos descontar alguns pontos de originalidade. O que ele tem já conhecemos. Monstros, missões, montarias e dungeons. Porém, suas mais de onze classes ganham infinitas possibilidades de customizações de acordo com suas raças.
Para quem gosta de PVP esse jogo deixa a desejar um pouco. Apenas jogadores que chegam em um nível muito alto do jogo podem se atacar. Isso ajuda jogadores iniciantes, mas costuma entediar alguns.
Mas no que diz respeito à qualidade, você não encontrará nada grátis melhor do que Tera. Os gráficos são incríveis, cheio de detalhes ricos e o mundo gigante.
Dá pra farmar a maioria dos itens premiuns com moedas do jogo e as transações dentro do jogo são tranquilas entre os jogadores.
Ele mantém a progressão e a jornada quase idênticas ao World of Warcraft , então se você não gosta desse tipo de progressão, é provável que não goste de Tera.
Dá para dizer que o combate orientado para a ação de Tera é, na verdade, melhor do que próprio Wow. A liberdade de movimento e combos deixam a dinâmica das batalhas bem viciantes.
Se você está procurando algo grátis para jogar, nem precisa gastar mais tempo: Tera é seu jogo.
Runescape reinou um bom tempo de forma brilhante. O jogo teve mais de 200 milhões de contas criadas e é reconhecido pelo Guinness World Records como o maior e mais atualizado MMORPG gratuito do mundo.
Runescape é um dinossauro de 20 anos. Estava ao lado de nomes como Dark Age of Camelot, Ultima Online 2 e Anarchy Online. Ele apresentava combate em tempo real que permitia aos jogadores obter itens descartados ao derrotar inimigos. Além disso, os jogadores duelavam em arenas contra seus colegas jogadores por dinheiro e itens.
Ele começou no browser e quando chegou a banda larga por aqui pegou em massa no Brasil. Hoje ele possui uma versão para computador tanto a versão antiga, quanto a nova chamada de Runescape 3, onde atualizaram os gráficos, jogabilidade e etc.
O seu personagem não possui raça. Você desenvolve algumas das 26 habilidades e vai moldando suas aptidões. Atualmente é possível upar até level 30 na versão gratuita e 60 na versão paga.
Runescape também foi lançado via mobile e quem tem saudade de jogar pode usar o celular nas horas vagas.
https://www.youtube.com/watch?v=QebnYF5GxLk
O jogo que trouxe MMORPG aos consoles foi Phantasy Star Online, e embora fosse um pouco limitado em comparação aos outros, ajudou a abrir caminho para os jogos de mesmo gênero que vieram a seguir. O jogo foi lançado para Dreamcast, Game Cube, PC e Xbox original, e tinha modos offline e online.
Ele parou de usar o combate por turnos dos jogos anteriores em favor de uma jogabilidade mais voltada para a ação. Seus impressionantes recursos de rede permitiram que jogadores de todo o mundo se conectassem e jogassem uns com os outros.
Tinha apenas três classes, mas era uma limitação ignorada pelos jogadores de console porque eles estavam muito animados para poder jogar tranquilo de seu sofá.
Phantasy Star Online nasceu porque o então presidente da Sega, Isao Okawa, previu a importância dos jogos de console online. Na época, a internet discada no Japão cobrava por minuto, então o PSO veio com um ano de serviço gratuito, supostamente do próprio bolso de Okawa.
O Phantasy Star Online original detém um recorde de 89 de 100 Metascore, e esteve em várias listas dos melhores MMORPG. Além disso, esteve até mesmo entre os 100 melhores RPGs de Todos os Tempos do IGN.
Atualmente o jogo está em sua segunda versão, chamado New Genesis.
Não é nenhum segredo que todo mundo quer secretamente ter superpoderes, e essa é principalmente a razão pela qual City of Heroes se tornou um sucesso em seus primeiros dias.
City of Heroes introduziu inúmeras inovações ao gênero MMORPG, mas foi seu tema de super-heróis em quadrinhos que o tornou tão popular. Afinal, não é segredo que os jogadores amam super-heróis.
Simplificando, esse jogo é simplesmente divertido. Parecia um mundo de quadrinhos em movimento, e mergulhar nesse mundo, como jogador, foi uma das melhores experiências que o gênero tinha a oferecer para os nerds.
Embora um pouco mais profundidade fosse bom, a capacidade de City of Heroes de atender jogadores casuais que queriam apenas sentar e se divertir com seus amigos que tornou a experiência agradável. Os jogadores nunca tiveram a sensação de que estavam atrás de rankings e conquistas de outros jogadores. Era entrar e se divertir algumas horas e pronto.
Apesar de descontinuados pela NCSoft em 2012, City of Heroes ainda possui alguns servidores piratas rodando, depois de um vazamento do código fonte. A empresa não fez questão de impedir isso e portanto ainda é viável jogar para matar a saudade.
Apesar de seu êxodo em massa logo após seu lançamento, e de sua incapacidade de trazer esses jogadores de volta, WildStar permanecerá para sempre um dos nossos MMORPG favoritos de todos os tempos.
A história segue um conflito entre duas facções que disputam o controle do planeta Nexus, e é um planeta que tem uma escala gigantesca. Você é envolvido na historia que gira em torno do passado do Nexus e uma raça avançada conhecida como Eldan. Além disso, o jogo tem um sistema de habitação incrivelmente profundo que permite que você crie sua própria casa (e convide seus amigos para ela), e seu PVP é um dos melhores já criados.
WildStar tentou raids de 40 homens, mas não funcionou. Além disso, implantaram uma abordagem interessante de movimento e mobilidade chamada na esquiva e combates. Sua trilha sonora também foi digna de nota, adicionando uma camada de emoção extra nas aventuras.
Então, se o WildStar foi tão bom, o que o levou ao estado atual de irrelevância? Infelizmente, foi a ênfase da Carbine Studios em tornar o jogo “hardcore” e não implementar uma mecânica adequada para parte final do jogo em seu lançamento inicial.
Mas se você ignorar esses dois problemas, o jogo inicial foi totalmente satisfatório e ofereceu algumas das mecânicas de combate mais emocionantes em um MMORPG.
Veja mais sobre esse jogo aqui
EverQuest Next parecia incrivelmente promissor e, de todos os cancelamentos de jogos que ocorreram na memória recente, é de longe o que mais magoa. Por quê? Porque EverQuest foi pura grandeza.
O MMORPG chegou ao mercado pela primeira vez em 1999, e foi o segundo MMORPG de grande nome a chegar ao mercado e ser sustentável. Foi o primeiro MMORPG 3D, o que ajudou a diferenciá-lo de seus concorrentes da época.
O jogo tinha dezesseis raças, incluindo elfos, trolls, ogros, gnomos e anões, e tinha classes definidas como rangers, ladinos, monges, magos, necromantes, guerreiros e muito mais.
Everquest influenciou o gênero e moldou seu panorama após seu lançamento, superando inclusive seu maior concorrente, Ultima Online, em menos mais de um ano.
Claramente, isso definiria o cenário e estabeleceria as bases para o World of Warcraft
Guild Wars 2 colocou uma nova centelha no gênero MMORPG quando foi lançado há cinco anos, e rapidamente se tornou um de nossos favoritos.
O melhor elemento em Guild Wars 2 era seu sistema de elaboração e, mais especificamente, sua culinária. Ele introduziu a mecânica de descoberta de receitas por tentativa e erro, e funcionou muito bem. Na verdade, tão bem que você encontrará algo semelhante no jogo mais popular dos últimos tempos: The Legend of Zelda: Breath of the Wild .
Ele também usava escalonamento de nível, isso significa voltar às áreas iniciais e explorar quando quiser, e ainda assim será uma experiência divertida. Cada um dos territórios contém uma infinidade de desafios e coisas para explorar.
As arenas PvP fornecem toneladas de adrenalina, com combate mais rápido comparado aos bichos do jogo. Além do mais, Guild Wars 2 criava eventos dinâmicos em todas as zonas, adicionando mais entretenimento.
Na época de seu lançamento, esses eventos dinâmicos eram novidade. Agora, eles são bastante comuns na maioria dos jogos online.
Quando foi lançado, oferecia algumas das paisagens mais lindas vistas em um MMORPG, e ainda encantam hoje, cinco anos depois.
Além do mais, bom lembrar, não há taxa de inscrição.
Saiba mais sobre o jogo e como baixar aqui
Há mais de cinco anos, um MMORPG de Star Wars com o nome de The Old Republic chegou ao mercado. Foi um grande sucesso para a BioWare.
O jogo é frequentemente elogiado por sua jogabilidade social e combate duro, bem como por sua narrativa baseada na escolha do jogador. Combine tudo isso com o fato de que se passa no universo Star Wars, isso sempre deixa as coisas mais interessante.
Embora um pouco confuso quando foi lançado pela primeira vez como um jogo que não tinha certeza se queria ser um MMO ou um RPG de história, desde então fez um 360 como muitos dos outros jogos desta lista.
Desde a expansão mais recente, Knights of the Fallen Empire, o jogo permite uma jornada solo até do nível 1 ao 60, seguindo as missões da história principal. Então, depois a ênfase passa a ser as invasões, masmorras mais difíceis e grinds de equipamentos com amigos.
Uma possibilidade interessante é que pegar um NPC e torná-los um curandeiro, DPS ou tanque como quiser. Isso evita ter que aguentar aquele noob ruins atrapalhando as aventuras.
Desde 2014, o jogo também está disponível nas plataformas mobile. O jogo agora é muito mais descontraído e focado na história. Vale a pena gastar algum tempo, nem que for uma única vez.
Veja mais sobre o jogo no site oficial
E vamos de final Final Fantasy de novo. Afinal, é uma das franquias mais populares na indústria de videogames, então, quando Final Fantasy XIV foi lançado inicialmente, ficamos um pouco surpresos que foi uma experiência tão ruim.
Mas então, a Square Enix fez mágica. Tornou o jogo excelente quando o relançou e rebatizou como A Realm Reborn - e certamente renasceu. Na verdade, atrevo-me é o 180º mais impressionante que vimos para corrigir erros de um lançamento de jogo.
A princípio, os visuais impressionantes espalhados por toda Eorzea, um continente de florestas, costas, desertos e muito mais. É um jogo fácil de se locomover também, então viajar do ponto A ao ponto B nunca parece um trabalho árduo.
A história é bem pensada e divertida, pois é cheia de reviravoltas e surpresas. Nossa única reclamação é relacionada aos elementos da história ser apresentados por meio de texto e não cutscenes com dublagem.
A Realm Reborn também tem um ótimo sistema de classes que permite que você mude sua classe automaticamente com base em qualquer arma para a qual você está mudando, e você pode trocar conjuntos de equipamentos em poucos segundos. Isso faz com que o combate pareça novo e intuitivo, e emparelha isso com o fato de que você pode chamar seu chocobo para o combate e ter um sistema de batalha incrível.
A trilha sonora do jogo também é bastante impressionante, com trilhas que variam de paisagens sonoras suaves a riffs de heavy metal durante as batalhas contra chefes.
Quando FFXIV foi lançado pela primeira vez, nós odiamos, mas a Square o revitalizou. O jogo passou a ser considerado um dos melhores MMORPGs já feitos. Hoje o game tem mais de 22 milhões de jogadores.
The Elder Scrolls Online pega tudo o que você ama sobre o jogo Elder Scrolls e apresenta-o como um jogo multiplayer online massivo. Ele tem um impressionante 9/10 no Steam, um feito difícil de se conseguir na plataforma.
O jogo foi originalmente lançado como um MMORPG de assinatura mensal, mas isso não durou muito, pois a Bethesda e a ZeniMax viram que ele não estava ganhando força. No entanto, após o jogo ser rebatizado como Tamriel Unlimited, oferecido como compra única, sua popularidade disparou.
Os jogadores têm a tarefa de fazer missões com seus amigos no mundo aberto de Tamriel. Existem dez raças diferentes e até quatro classes disponíveis ao criar um personagem. O jogo se passa antes de Skyrim, Morrowind e Oblivion .
Nas personalizações, The Elder Scrolls Online também se destaca. Não apenas seus equipamentos têm variantes para cada raça, as raridade e cores podem ser exploradas, além de oferecer habilidades e vantagens com armas.
Agora, você pode encontrar o ESO empacotado com todos os seus DLCs por um preço reduzido, e há outra expansão a caminho (Summerset), tornando Tamriel a melhor escolha para jogadores de MMORPG.
Na verdade, nem mesmo precisamos de um Elder Scrolls VI - apenas jogue The Elder Scrolls Online.
Claro, é inegável que a Blizzard domina o espaço MMORPG com com World of Warcraft, o jogo multiplayer massivo mais popular e de maior audiência de todos os tempos. Lançado em 2004, ainda está muito forte, graças ao foco contínuo da Blizzard em mantê-lo relevante.
Há tantas coisas para fazer no WoW agora que é um pouco assustador para os novatos. Suas masmorras bem projetadas (minha favorita ainda é Maraudon, para constar) são todas únicas. As invasões são divertidas e interessantes e o mundo parece verdadeiramente vivo.
Com vários outros jogadores ao seu redor o tempo todo, criaturas e inimigos a cada passo, e muitas histórias, o jogo oferece o melhor mundo online que existe.
Há tantas coisas para fazer no jogo que é difícil não amar. Faça missões, reúna tapetes para subir de nível, ganhe muito ouro e seja o personagem mais rico do seu servidor, participe de invasões ou colete Battle Pets.
O domínio e a popularidade do World of Warcraft são uma faca de dois gumes, no entanto. Embora estejamos sempre prontos para entrar em Azeroth, WoW é o jogo que todos usam para comparação quando outros MMOs tentam fazer outra coisa.
É seguro dizer que é um grande motivo pelo qual muitos MMOs falham - simplesmente porque eles não são, ou não podem ser tão bons quanto os melhores.
World of Warcraft é, sem dúvida, o melhor MMO de todos os tempos e nem temos previsão de isso mude tão cedo.
Atualmente está na sua oitava expansão: World of Warcraft: Shadowlands, com o tema dos reino dos mortos do universo Warcraft, as Terras Sombrias.
Saiba mais sobre o jogo e como baixar