Jogos de plataforma do Super Nintendo eram incríveis e nos invade de nostalgia. Antes de conhecer sobre gêneros dos jogos, quando crianças, tínhamos uma nomenclatura própria para classificá-los. Eram os jogos de fases, ou jogo de navinha, ou jogo de briga de rua e por aí vai.
O gênero mais comum da Era 16bits, com toda certeza foram os jogos de plataforma. Talvez, em virtude da limitação 2D, faziam muito sucesso com a garotada da época. Comigo não foi diferente. Eu me diverti muito na infância graças a esses jogos.
Hoje gostaria de compartilhar com vocês meu TOP 5 dos jogos de fase do Super Nintendo. Em primeiro lugar já aviso que não é um Ranking. E ainda, decidi trazer um jogo apenas para representar uma franquia.
Índice do artigo
Os macacos mais queridos do mundo dos games, não podem ficar fora de nenhuma lista de melhores jogos da era 16bits. Donkey Kong, ganhou seu primeiro jogo solo no Super Nintendo. Logo após seu enorme sucesso, a franquia lançou mais 3 jogos na plataforma.
Me diverti muito jogando todos os três jogos, embora talvez o que eu mais tenha jogado seja o segundo título. Decidi colocar o terceiro na minha lista por achar o mais divertido da série, embora ele seja mais fácil que seus antecessores.
A jogabilidade é muito gostosa e fluida, o número de coisas extras no jogo também é maior, além disso temos as fases bônus e moedas DKs. No terceiro game da franquia, foram adicionados alguns elementos novos, tais como mapas interativos com segredos e puzzles escondidos.
Os irmãos ursos que ajudam os protagonistas a acessar novas áreas secretas do jogo e os banana birds. Ao coletar todos, você consegue alcançar o final verdadeiro. Donkey Kong Country 3 é na minha opinião o mais intuitivo e interativo da trilogia e por isso trouxe para representar a franquia.
Um dos meus preferidos do Snes: Super Metroid! É um jogo incrível e complexo de descrever. Na época era difícil de explicar para os amigos. Por ser um jogo de fase que não “tinha” fases.
Era uma grande fase dividida em setores. O jogador ficava indo e voltando entre eles. Ao desbloquear um power up, logo depois, novos lugares que o jogador não tinha acesso antes, apareciam.
O sucesso foi tão grande, que anos mais tarde o jogo contribuiu para o surgimento de um novo subgênero. Usado para classificar e diferenciar dos habituais jogos de plataforma. Hoje conhecido como Metroidvania.
Lembro de perder horas sem saber onde ir para avançar no jogo. É um jogo realmente desafiador, pois você tem apenas uma única vida e nenhum continue. E se morrer você perde todo seu progresso caso não tenha salvo.
Para facilitar a vida dos jogadores, existem salas espalhadas pelo jogo que lhe permitem salvar o seu progresso. Assim, o jogador pode ressurgir no último check point, caso morra. Até hoje é um dos meus estilos favoritos de jogos.
A segunda franquia da série Mega Man, teve início no Super Nintendo. Talvez um dos jogos de plataforma mais difíceis da época. Mega Man X é a continuação do Clássico Mega Man do Nintendinho.
Além de atualizar o gráfico, mais alguns elementos foram adicionados, tais como: dash, segurar nas paredes e upgrades na armadura deixando o protagonista não somente mais forte mas também desbloqueando novas habilidades.
No mais ele segue o clássico. São oito fases temáticas com um chefe no fim.Logo depois de derrotá-lo você absorve o seu poder, o que dá um novo tiro ao personagem baseado no poder do chefe derrotado.
Uma das coisas mais difíceis era descobrir a fraqueza dos chefes, e assim criar uma rota para facilitar a jogatina. Escolhi o primeiro por ser meu preferido e também por sua lendária arma secreta, o Hadouken.
Talvez esse seja o mais polêmico da lista. Visto que não é tão popular quanto o seu antecessor. É inegável a popularidade de Super Mario World.
Já que o jogo vinha junto com console, é quase impossível você ter tido um Snes e não ter jogado o primeiro jogo da franquia. Foi difícil escolher entre os dois para representar a franquia do famoso encanador da Nintendo neste top cinco.
Mas Yoshi´s Island tem minha preferência, porque os gráficos são lindos. Um dos melhores da época 16bits, a jogabilidade é desafiadora e fluida, e a trilha sonora é incrível. Em fim é um dos melhores jogos de plataforma já feito, e não poderia ficar de fora desta lista.
Aqui talvez a nostalgia fale mais alto. Lembro de ter assistido ao filme inúmeras vezes no VHS quando criança. Quando saiu o jogo, aluga-lo inúmeras vezes tentando zerar era inevitável Afinal era extremamente difícil para uma criança.
O jogo tinha uma dificuldade bem elevada e era muito punitivo. Não havia espaço para erros, além disso as fases não eram muito intuitivas. Eventualmente, o jogodor ficava travado em uma fase. Sem saber o que fazer ou ainda para onde ir, maldita fase dos macacos! Apesar do alto nível de dificuldade, o jogo conta bem a história do filme. Passando pelas partes mais marcantes da história, é uma excelente adaptação de um filme para o vídeo game, e com certeza um excelente jogo de plataforma.
Existem inúmeros outros bons jogos do gênero no console, mas com certeza esses me fazem lembrar da infância e com toda certeza são referência de ótimos jogos de plataforma. Se você ainda não experimentou algum deles, eles valem seu tempo investido. Obrigado e até a próxima.